Tradicional no segmento de picapes, a RAM lançou a Rampage no Brasil. A picape é o primeiro modelo da marca desenvolvido e concebido no País – sai das linhas do Polo Automotivo Stellantis, em Goiana (PE). A novata já chega com o destaque de ser a picape mais potente e veloz do Brasil, posto até então ocupado pela VW Amarok V6 de 258 cv. Em cinco versões de acabamento, preços partem de R$ 239.990.
Com pré-vendas iniciadas nesta quinta-feira (22) – 500 unidades, por meio online -, a Rampage chega à rede de concessionárias em meados de agosto. Às mãos dos clientes, as primeiras unidades produzidas serão entregues até setembro. Os preços ficam assim:
- Rebel: R$ 239.990
- Rebel (motor Hurricane 4): R$ 249.990
- Laramie: R$ 249.990
- Laramie (motor Hurricane 4): R$ 259.990
- R/T: R$ 269.990
Único opcional: R$ 6.000. O pacote inclui som premium Harman Kardon, banco elétrico para o passageiro dianteiro e Ambient Light (iluminação interna diferenciada). No mais, a picape tem vasta lista de acessórios Mopar que contém portfólio com mais de 30 opções, que vão de santantonio a estribo elétrico ou fixo e divisor modular de caçamba, por exemplo.
Ainda em valores, cabe ressaltar que o projeto consumiu investimento superior a R$ 1,3 bilhão. O montante, no entanto, faz parte do total de R$ 16 bilhões que a Stellantis vem colocando no Brasil desde 2018 até 2025.
Mercado
A RAM está que é só comemoração. De acordo com o pessoal de marketing da fabricante, houve crescimento de 1.500% de 2019 a 2022. Em números, no segmento de marcas premium, a norte-americana pulou de 1,5% para 18% no período. Ao Jornal do Carro, o responsável pelo setor, Everton Kurdejak, preferiu não cravar números de estimativa de vendas, mas acredita que a versão de entrada Rebel fique com 40% do mix, já a Laramie seja responsável por 45% e, por fim, a R/T abocanhe os 15% restantes.
“As pré-vendas acontecerão justamente para entender a demanda da clientela”, argumenta o executivo. Sobre adversários, ele afirma que “a concorrência da Rampage é composta por qualquer carro que custe em torno de R$ 250 mil”. Assim, sequer cita a Toyota Hilux ou a Ford Maverick, picape de porte semelhante que parte de R$ 244.890.
Duas opções de motor
A RAM Rampage conta com duas opções de motor. O 2.0 turbodiesel de 170 cv e 38,8 mkgf de torque equipa as versões Rebel e Laramie. Enquanto isso, o motor Hurricane 4 a gasolina de 272 cv e 40,8 mkgf está disponível para as três variantes, sendo a única opção para a topo de linha R/T. Seja como for, todas as configurações contam com câmbio automático de 9 marchas e opção de trocas manuais através das aletas inéditas no volante. De acordo com a marca, no consumo, o motor turbodiesel alcança 9,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Com a opção a gasolina, os números caem para 8 km/l e 10 km/l, respectivamente.
Nova RAM Rampage é musculosa
Apesar de produzida na mesma plataforma da prima Fiat Toro (ambas pertencem à Stellantis) – entretanto, com mudanças estruturais consideráveis -, o quinto veículo que sai da fábrica pernambucana traz características semelhantes ao das irmãs 1500, 2500 e 3500. Além disso, cabe lembrar que a Rampage é a primeira RAM concebida fora da América do Norte. Destaque para os ângulos musculosos, a grade trapezoidal e as luzes iluminadas por LEDs.
Dependendo da versão, pode ter acabamentos em plástico preto e tom grafite (Rebel) ou cromados (Laramie) em partes como grade, capas dos retrovisores e maçanetas, por exemplo. As rodas têm, sempre, 17″, 18″ ou 19″ (da mais barata para a mais cara).
Na versão mais esportiva, a R/T (sigla herdada da Dodge e que vem do inglês “Road/Track”), a picape ostenta componentes na cor da carroceria e detalhes em preto brilhante. Nessa versão , os emblemas ficam nos para-lamas traseiros e nas rodas. O pacote esportivo tem até teto pintado em preto.
Porte parecido com o da Ford Maverick
De acordo com a ficha técnica da RAM, a Rampage tem 5,03 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,78 m de altura (1,77 m na R/T) e 2,99 m de espaço entre os eixos. Já os ângulos de entrada e saída, por fim, ficam em 25,7 graus (25 graus na R/T) e entre 27,5 e 24,5 graus nas demais configurações. Para se ter ideia, tem medidas bem semelhantes à Ford Maverick. Respectivamente, o modelo da fabricante do oval azul mede 5,07 m, 1,84 m, 1,74 m e 3,07 m.
O que tem a nova picape da RAM?
Para tentar roubar clientes de marcas premium – a meta consiste em tomar a liderança da BMW -, a RAM investiu no luxo. A picape vem com excelente acabamento e materiais de primeira, como couro e suede, por exemplo. O ar-condicionado é sempre digital, de duas zonas, e tem saídas para os ocupantes traseiros. Luz ambiente de LEDs e sistema de som Harman Kardon, com dez alto-falantes e subwoofer também seguem na lista da Rampage, de série na versão R/T e opcionais nas demais configurações.
Banco do motorista com ajuste elétrico e telas digitais para quadro de instrumentos e (10,3″) e central multimídia Uconnect (12,3″) também vêm como conteúdo de fábrica. Tem, ademais, conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Dá para conectar até dois smartphones. E, como celular hoje é crucial, a RAM decidiu incluir na lista o carregador por indução com saída de ar para resfriar o telefone. Por fim, 6 portas USB (três delas do tipo C) ficam espalhadas pela cabine.
Bem como na 1500 Limited, o Ram Connect (conjunto de serviços conectados) também é disponível na Rampage. Com ele dá, por exemplo, para consultar dados da picape remotamente, como pressão dos pneus, nível de combustível, partida do motor e saber quando será a próxima revisão. Aliás, a soma das três primeiras revisões – a cada 20 mil km (diesel) e a cada 12 mil km (gasolina) ou 1 ano – é de R$ 4.464 nas versões com o motor diesel e de R$ 3.021 quando equipada com o Hurricane 4.
Boa lista de equipamentos
A marca também não deixou a segurança de lado. Na lista, sete airbags, controle de estabilidade, mitigação de rolagem da carroceria, comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus, sensores de chuva e de luminosidade, bem como auxílios à condução, como controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas. Por fim, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego cruzado traseiro e alerta de saída de faixa com correção completam a lista.
Ao contrário de outras picapes vendidas no mercado, a caçamba da Rampage, que conta com espaço para 980 litros, já vem de série com revestimento e abertura elétrica por botão na chave. Tem, inclusive, amortecimento para a porta e iluminação por LEDs. Capota marítima, entretanto, só como acessório pago à parte. Ainda não há preço divulgado.
Primeiras impressões na RAM Rampage
Na direção, a RAM Rampage mostra para o que veio. Nós aceleramos a picape no Circuito dos Cristais, em Confins (MG), nas versões Rebel e R/T. Na configuração topo de linha, o teste foi em pista, com provas de conforto e aceleração. Por isso, pisamos fundo para ver a resposta da picape, que vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. E boas surpresas surgiram. Embora seja um carro pesado e grande, a Rampage responde bem às acelerações, além de proporcionar uma direção confortável.
O modelo, equipado com o motor a gasolina, ainda conta com o modo R/T. Ou seja, eleva a esportividade proporcionando uma direção mais firme e trocas de marcha mais rápidas. Dessa forma, as repostas também ficam mais ágeis. Por ter essa pegada esportiva, a versão R/T conta com molas e amortecedores mais firmes, além de rodas de 19 polegadas. Por fim, vale mencionar o escapamento duplo, que reforça o ronco do motor.
Também teve off-road
Além de acelerar a Rampage em pista, a RAM também ofereceu um test-drive off-road. Antes do início do teste, foi colocado um peso de 500 kg na caçamba da configuração Rebel. Cabe mencionar que a capacidade de carga é de 1.015 kg nas versões a diesel e de 750 kg com o propulsor a gasolina. Mas voltando para a avaliação, passamos por trechos sinuosos, com lama, areia e muita água. Entretanto, mesmo com o peso extra na caçamba, a picape se mostrou na mão, com uma direção estável.
A tração é sempre 4×4 automática, com opção de reduzida por meio de um botão no console. Quando acionado, o carro oferta mais força em terrenos difíceis. De série, a RAM Rampage também conta com o sistema Hill Descent Control (HDC), que aciona os freios e auxilia em descidas off-road. Durante o percurso, as suspensões readaptadas para a picape fazem a diferença no conforto e na dirigibilidade. São elas McPherson na frente e Multilink atrás. Além disso, o diâmetro de giro de 11,9 m (12 m na R/T) ajuda nas estradas e nas curvas mais fechadas.
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