O piloto britânico Ross Swift completou uma façanha inédita a bordo de Ford Ranger Raptor: um recorde para o Guinness Book, por conseguir passar com a picape em um vão de apenas 88 cm. Nenhuma picape média tem menos de um metro de largura, então a solução foi andar em duas rodas.
Swift, filho do lendário piloto britânico Ross Swift, completou o recorde como parte da comemoração do Dia do Recorde Mundial do Guinness, e bateu o recorde de lacuna mais estreita já percorrida por uma caminhonete, por exemplo. Contudo, o antigo recorde foi batido por apenas um centímetro de diferença.
Segundo Swift, apesar do bom resultado, muitos fatores dificultaram a realização da façanha logo de primeira. Um desses impedimentos era o vento, que constantemente interferia no equilíbrio do carro. Além disso, a escolha de usar uma picape como a Ranger Raptor exigiu recalcular suas estimativas.
A rampa que levantava o modelo precisou ser reforçada, e a suspensão da picape era um desafio a parte, mas a escolha foi proposital. Assim, graças ao longo curso da suspensão, voltada para o off-road, a picape conseguiria suportar várias tentativas, sem danificar componentes vitais como chassi ou alinhamento, por exemplo.
Swift afirmou que já utilizava a Ranger Raptor para algumas outras acrobacias, e que descobriu a robustez do modelo, algo necessário para a tarefa. Vindo de uma família acostumada a quebrar recordes automotivos, Swift detêm os recordes de baliza mais apertada em um carro elétrico, menor tempo fazendo “zerinhos” em uma motocicleta enquanto se estava numa roda só, e o menor tempo para realizar cinco acrobacias automotivas diferentes.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!