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BMW encerra produção de motores a combustão na Alemanha
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BMW encerra produção de motores a combustão na Alemanha

Mesmo sem cravar data limite para a descontinuação de carros a combustão, BMW modifica instalações de Munique para a produção apenas de carros elétricos

Vagner Aquino, especial para o Estadão

16 de nov, 2023 · 3 minutos de leitura.

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BMW
Ao contrário de outras fabricantes, a BMW não cravou o fim dos modelos a combustão
Crédito:BMW/Divulgação

Mesmo sem estabelecer uma data limite para o fim da produção de carros a combustão, a BMW já deu mais um passo rumo a emissão zero. Desde a última semana, a marca bávara passou a produzir apenas carros elétricos na fábrica de Munique, na Alemanha.



A partir disso, os 1.200 funcionários do local passam a desempenhar outras funções dentro da BMW. A última unidade produzida em Munique, a princípio, foi um motor V8, no último dia 10.

Por lá, há pouco mais de dois anos, a linha de produção da passou a priorizar a fabricação do cupê elétrico de quatro portas da BMW, o i4. Agora, a ideia é abrir espaço para que a linha de modelos movidos a bateria Neue Klasse entre em cena. Seis modelos elétricos dessa família, aliás, chegam ao mercado entre 2025 e 2027.

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BMW
Divulgação/BMW

De acordo com especulações, no futuro próximo, modelos como sedã Série 3 elétrico e sua versão station wagon (i3 Touring), bem como a nova geração do i4 passarão a ser feitos em Munique.

Desse modo, a fábrica da marca em sua terra natal teve suas instalações totalmente modificadas. Afinal, há dois anos, a marca já havia dito que a produção de seus motores de seis e oito cilindros seriam transferidas para a planta de Hams Hall, no Reino Unido. Já os propulsores de quatro cilindros passam a sair das linhas de produção em Steyr, na Áustria.


BMW i4
BMW/Divulgação

Novas fábricas

Para comportar a demanda, está nos planos da BMW a construção de seis novas fábricas de baterias no Canadá, China, Europa, México e Estados Unidos. Uma meta ambiciosa, mas a própria montadora afirma o intuito é reduzir a necessidade de transporte. Dessa forma, reduzirá custos logísticos. Hoje, as baterias respondem por cerca de 40% do custo total de um carro elétrico. Outra meta da marca é reduzir 60% das emissões de carbono na produção.

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