Embora o Brasil não seja o “país das picapes”, como os Estados Unidos, a Fiat Strada é atualmente a líder isolada do mercado. Renovada em 2020, a picape compacta é o veículo mais vendido do segmento e também lidera as vendas gerais por aqui. Só em junho, somou 9.840 unidades. Assim, cresceu em relação ao sexto mês do ano passado, quando emplacou 9.697 exemplares – e também ocupou o primeiro lugar do ranking de emplacamentos.
De acordo com os números da Fenabrave, a associação dos concessionários, no primeiro semestre de 2022 a Fiat Strada somou 51.046 vendas. Dessa forma, apresenta queda em relação ao mesmo período de 2021, quando vendeu 61.064 unidades.
Assim, a Strada encerra a primeira metade de 2022 na posição mais alta do pódio das picapes, junto com a irmã Fiat Toro e a Toyota Hilux – que venderam 34.089 e 19.236 unidades, respectivamente.
Mudança bem-vinda
Lá em 2020, quando foi renovada, a Fiat Strada logo respondeu nas vendas. Pulou, então, de segunda para primeira colocada geral em poucos meses. Nesse sentido, um dos méritos veio do visual da picape, inspirado na Toro. Na ocasião, a Fiat encerrou o modelo derivado da linha Palio após 20 anos. E renovou completamente a Strada, com elementos dos irmãos Argo, Mobi e Toro. Assim, conseguiu unir versões para o trabalho e para uso de passeio.
O resultado é que sua única rival direta no País, a Volkswagen Saveiro, ficou ainda mais distante nos emplacamentos. Apesar de mais velha no mercado, a picape compacta da marca alemã vende atualmente 1/4 da rival da Fiat. Tal como mostram os números de 2022, a Saveiro acumula 15.570 unidades na primeira metade do ano.
Hoje, a Strada tem preços entre R$ 93.890 (Endurance) e R$ 123.690 (Ranch). Nada tão distante de alguns hatches e sedãs de entrada. Ou seja, tanto os valores praticados quanto o foco na produção (em Betim, Minas Gerais), fizeram a Strada cair no gosto do público. Assim, tomou até o lugar do antigo líder geral do mercado Chevrolet Onix.
Hilux domina as picapes médias
Da mesma forma que a compacta Strada, a Toyota Hilux domina o mercado de picapes médias. O modelo feito na Argentina, na fábrica de Zárate, é tão bem sucedido por aqui que aparece à frente da VW Saveiro no ranking de vendas, mesmo custando quase o triplo. No primeiro semestre, somou 19.236 unidades, muito mais que a Chevrolet S10, com 12.782 emplacamentos, e que a Ford Ranger, terceira colocada com 9.803 vendas neste ano até agora.
Confira abaixo o top dez das picapes mais vendidas do semestre:
1º) Fiat Strada – 61.064
2º) Fiat Toro – 34.089
3º) Toyota Hilux – 19.236
4º) Volkswagen Saveiro – 15.570
5º) Chevrolet S10 – 12.782
6º) Ford Ranger – 9.803
7º) Renault Oroch – 5.948
8º) Mitsubishi L200 – 5.789
9º) Nissan Frontier – 4.756
10º) Volkswagen Amarok – 3.296