O mercado brasileiro está completamente dominado pelos SUVs. E a busca por esses modelos anda tão alta, que a distância entre os mais vendidos é mínima. Nos últimos meses, o Chevrolet Tracker assumiu a dianteira, superando o VW T-Cross, que liderou as vendas no primeiro semestre de 2022. Mas, a apenas um mês para para o fim do ano, a diferença entre os SUVs no ranking é pequena. E tudo pode acontecer até 31 de dezembro.
Para se ter ideia, Tracker e T-Cross venderam 62.524 unidades e 59.161 exemplares de janeiro a novembro, respectivamente. Assim, a diferença entre os modelos é de 3.363 emplacamentos. Nas demais posições do “top 5”, a mesma coisa. Terceiro SUV mais vendido de 2022, o Jeep Compass tem 57.474 vendas. Em seguida, o Hyundai Creta soma 56.080 unidades. Só então surge uma margem maior. Com 46.499, o Fiat Pulse é o 5ª no ranking dos SUVs.
Ranking: SUVs mais vendidos no acumulado até novembro:
- 1º) Chevrolet Tracker – 62.524 (7.231 mês)
- 2º) Volkswagen T-Cross – 59.161 (5.174 mês)
- 3º) Jeep Compass – 57.474 (6.409 mês)
- 4º) Hyundai Creta – 56.080 (5.269 mês)
- 5º) Fiat Pulse – 46.499 (3.685 mês)
- 6º) Jeep Renegade – 45.981 (4.474 mês)
- 7º) Toyota Corolla Cross – 38.612 (3.402 mês)
- 8º) Nissan Kicks – 35.316 (2.607 mês)
- 9º) Volkswagen Nivus – 34.707 (4.859 mês)
- 10º) Renault Duster – 20.422 (2.245 mês)
Tudo pode mudar
Mas é bom lembrar que nada está garantido. Pelos dados preliminares da Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, é possível ver que o cenário já é outro na comparação com fechamento do balanço mensal. Nesta segunda-feira (5), o Creta já aparece com 706 vendas, atrás apenas do líder Tracker, com 5 unidades a mais (711). Pulse, Nivus e T-Cross vêm na sequência, com, respectivamente, 377, 368 e 359 unidades desde o dia 1.
Superação do Tracker
Caso, de fato, lidere as vendas do ano, o Tracker praticamente renascerá das cinzas. Em 2020 e 2021, a General Motors foi duramente afetada por causa da escassez de chips. E o problema decorrente da pandemia da Covid-19 fez com que o Chevrolet simplesmente saísse de cena – na linha de produção de São Caetano do Sul (SP) e, consequentemente, nas lojas. Assim, despencou de forma drástica e chegou a emplacar 244 unidades em julho de 2021.
Logo depois as atividades voltaram ao normal e, desde então, o SUV voltou com força à disputa. Em novembro, inclusive, foi o mais vendido entre os SUVs, com 7.231 unidades. Compass (6.409) e T-Cross (5.174) completaram o pódio. Cabe lembrar, a partir do fim de julho, o utilitário da Chevrolet passou a ser feito também na Argentina, para a produção atender todos os países da América do Sul. Afinal, o SUV divide a linha do ABC paulista com a Nova Montana.