A nova Chevrolet Montana acaba de ser lançada no Brasil. Porém, a GM havia revelado apenas os preços das versões mais caras, com câmbio automático. Agora, a empresa liberou os preços das opções mais simples, com câmbio manual de seis velocidades – veja abaixo. Para comparação, a tabela começa na mesma faixa de preço da Fiat Strada Volcano em São Paulo. Os valores variam de acordo com o Estado.
Embora a Strada Volcano também tenha cabine dupla e quatro portas, a nova Chevrolet Montana é maior. Ou seja, tem tamanho entre a Renault Oroch e a Fiat Toro. Seja como for, a Orch Pro, com motor 1.3 flex de 170 cv e câmbio manual, parte de R$ 114.750. Por sua vez, a Toro mais barata é a Endurance, a R$ 146.990. O motor é 1.3 turbo de 185 cv e a transmissão é automática.
Todas as versões da nova Chevrolet Montana têm o mesmo motor 1.2 flex, com turbo, de até 133 cv e 21,4 mkgf, com etanol. Bem como tração no eixo dianteiro. A diferença fica por conta da lista de itens de série. Assim como do câmbio, manual ou automático, ambos de seis velocidades.
Nova Chevrolet Montana parte de R$ 116.890
Na nova Chevrolet Montana, a versão de entrada é batizada apenas de 1.2 turbo. Seu preço sugerido parte de R$ 116.890. Ou seja, são R$ 900 a mais que a tabela da Strada Volcano de cabine dupla, que parte de R$ 115.990. Na comparação com a Oroch, são R$ 2.140 a mais.
Segundo a GM, entre os equipamentos estão rodas de aço de 16 polegadas, multimídia com tela de 8″ e portas do tipo USB. Bem como faróis com acendimento automático, protetor de caçamba e seis air bags. Além disso, há o OnStar, que inclui serviços de rastreamento e de concierge.
Depois dela vem a Chevrolet Montana 1.2 turbo LT, a R$ 121.990. Além dos equipamentos da versão de entrada, há câmera na traseira, rodas de liga leve e rack de teto. Além disso, há portas USB para os passageiros do banco traseiro.
Nova Chevrolet Montana é maior que Strada
A Strada liderou as vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil em 2021 e 2022. Trata-se de um modelo compacto. Ou seja, são 4,48 metros de comprimento, 2,73 m de distância entre os eixos e capacidade para levar quatro pessoas.
Assim, a nova Chevrolet Montana é 24 cm maior no comprimento do que a Fiat. Além disso, tem 7 cm a mais de entre-eixos. Por isso, pode levar até cinco pessoas.
Na caçamba, o modelo da Fiat tem capacidade para levar 844 litros e 600 kg de carga útil. Mesmo assim, as caçambas se equivalem em volume, ainda que a da Montana possa levar quase 40 kg a mais.
Montanas mais caras levam menos carga
Reveladas em novembro, as versões de topo da Montana são a LTZ, tabelada a R$ 134.490, e a Premier, com tabela de R$ 140.490. Nestas, além do acabamento mais caprichado há recursos de a auxílio ao condutor.
Segundo a GM, as versões de entrada da nova Chevrolet Montana têm entre as vantagens a caçamba mais ampla. Ou seja, são 874 litros, ou 74 l a mais que na Premier, por exemplo. Nas versões de topo, a capacidade é de 600 kg.
Como o peso em ordem de marcha é menor, a capacidade de carga útil também sobe. A versão 1.2 turbo pesa 1.273 kg e tem capacidade de carga de 637 kg. Por sua vez, a LT pesa 1.282 kg e tem capacidade de carga de 628 kg.
Foco no uso misto
Segundo os executivos da GM, as versões de entrada da nova Chevrolet Montana também devem agradar os frotistas. Porém, eles avaliam que esse público não deverá ser o principal comprador. Seja como for, o modelo está sendo posicionado como um veículo para transporte de pessoas e carga, que pode ser usado tanto para o lazer quando para o trabalho.