Emily Nery, especial para o Jornal do Carro

28/12/2020 - 5 minutos de leitura.

Postos de recarga de carros elétricos não são acessíveis à pessoas PcD, aponta estudo

Dentre os principais desafios, público PCD aponta dificuldade em segurar o conector de carregamento e a falta de guia rebaixada nos locais

Postos de recarga de carros elétricos não são acessíveis para pessoas PCD
Postos de recarga de carros elétricos não são acessíveis para pessoas PCD Crédito: Divulgação/Zap-Map
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A ampliação de postos de carregamento de veículos elétricos pode até estar crescendo de forma rápida, porém não de forma acessível. Ao menos é o que aponta um estudo britânico, no qual mostra que a maioria destes pontos não atendem às necessidades do público PCD (Pessoa com Deficiência).

A empresa Zap-Map, responsável por mapear locais para recarregar carros elétricos no Reino Unido, se associou a Motability, instituição em prol do acesso à mobilidade para PCD, a fim de obter respostas precisas para o estudo.

A pesquisa perguntou ao público PCD sobre a experiência de recarregar modelos eletrificados. Contudo, cerca de um terço dos entrevistados achou o ato difícil. O grupo reclamou de problemas como o esforço para inserir os carregadores, bem com a dificuldade em segurá-los, devido ao peso.

Ainda que os postos estejam se expandindo, muitos dos motoristas relataram que vários não eram acessíveis a eles. Alguns locais, por exemplo, não possuíam guia rebaixada.

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No Reino Unido, cerca de 8% dos donos de carros elétricos possui alguma deficiência física ou mental. Embora a porcentagem seja menor do que a parcela total da população PCD no País (20%), ainda sim é significante e precisa ser ouvida.

Além disso, o número de condutores com deficiência está crescendo. Espera-se que até 2035, o número de motoristas ou passageiros deficientes seja de 2,7 milhões, aponta Catherine Marris, líder de inovação da Motability. Deste total, estima-se que quase 50% seja motorista de um veículo elétrico.

Em resposta, o diretor técnico da Zap-Map, Ben Lane, afirma que como os postos de carregamento se ideias que vem “do zero”. Então, não há porque não projetá-las para atender todos os públicos.

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A fim de fortalecer o mercado de eletrificados, montadoras fazem parceria ampliar a infraestrutura de recarga Divulgação/Volkswagen

Estações de recarga de elétricos no Brasil

Assim como a frota de elétricos, a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos no Brasil ainda é pequena. Porém, está crescendo. Em outubro, Volkswagen, Audi e Porsche inauguraram o maior posto público de carregamento ultrarrápido da América do Sul. Ao todo, serão 10 postos que ficarão localizados nas rodovias dos Bandeirantes, Fernão Dias, Régis Bittencourt e Via Anhanguera.

A partir de 2021, 250 pontos de estações de recarga semirrápida estarão disponíveis nas Regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Distrito Federal. A iniciativa é da Enel com a Estapar. Primeiramente, somente os clientes de empresas parceiras do projeto poderão utilizá-las gratuitamente.

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Várias mudanças aprovadas neste ano tornarão mais difícil a compra de um veículo PCD SERGIO CASTRO/ESTADÃO

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019 mostram que cerca de 45 milhões de brasileiros têm alguma deficiência. Apesar das novass limitações impostas para tentar frear o crescimento das isenções para o público PcD, a acessibilidade do uso de carros elétricos para essa população precisará ser discutida nos próximos anos.

Vale lembrar que a Associação Brasileira dos Veículos Elétricos (ABVE) prevê que o mercado nacional de eletrificados crescerá de 300% a 500% nos próximos cinco anos.



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