O carregamento sem fio para telefones celulares já virou realidade há algum tempo. Nos carros elétricos, porém, o uso de fios e tomadas ainda se faz necessário. Mas isso já começou a mudar. Em Detroit (Estados Unidos) foi construída uma pista com recarga por indução. Localizada no bairro de Corktown, via tem apenas 402 metros de comprimento. Mas, após testes e aperfeiçoamento da tecnologia, a ideia é expandir a solução. Estima-se que isso aconteça a partir de 2024.
Apta a recarregar automóveis e modelos comerciais, a pista tem capacidade de alimentar as baterias de veículos equipados com receptores da Electreon. A empresa (que já instalou estradas de carregamento sem fio na Europa e no Oriente Médio) apoia o projeto por meio de parceria com o governo de Michigan. A Ford Transit, contudo, é o primeiro modelo a participar da ação.
Como funciona?
Há dois componentes necessários para que o carregamento sem fio funcione: um no solo e outro no veículo. As bobinas são colocadas sob o asfalto antes de serem conectadas a uma unidade de gerenciamento. Isso a Electreon chama de “cérebro” – que pode fornecer energia para a estrada.
Ademais, um receptor é conectado à parte inferior do veículo antes de ser conectado à sua bateria. Desse modo, quando o veículo passa por cima das bobinas, elas alimentam a unidade de bateria diretamente.
Os planos de um programa piloto para criar estradas de carregamento sem fio, a princípio, estão em andamento desde 2021. O objetivo é, por fim, minimizar a preocupação com a autonomia de veículos elétricos e com as filas nos postos de recarga.
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