A Red Bull não planeja ficar restrita à Fórmula 1, e levará seu conhecimento também para o mundo dos carros. O primeiro hipercarro da marca, o RB 17, não é um carro de fórmula e tampouco um modelo feito para as ruas, sendo apenas para uso em pista. O modelo foi anunciado pela primeira vez em 2022.
Desenhado por Adrian Newey, lenda do esporte a motor, terá 1.250 cv de potência, e contará com tecnologia híbrida. Entretanto, outros detalhes importantes do esportivo ainda não apareceram, e permanecem em segredo. Contudo, em entrevista à Sky Sports, o chefe da equipe da F1 Red Bull, Christian Horner, disse que maiores detalhes do modelo chegam ainda esse ano.
Enquanto tais detalhes não aparecem, especula-se que toda essa grande potência venha de um motor V8 biturbo, construído por outra empresa terceirizada, cujo nome não foi revelado. O conjunto motriz será abastecido por um sistema de regeneração de energia, capaz de devolver o torque quando preciso, por exemplo.
Baixo peso e alto preço são destaques do hipercarro da Red Bull
Além disso, Newey afirmou que o modelo tem como meta o baixo peso, por volta de 900 kg, o que certamente é ambicioso. O baixo peso deixaria o modelo mais leve que o atual Aston Martin Valkyrie AMR Pro, cuja produção também contou com os trabalhos de Newey. Entretanto, não seria o mais leve, sendo 48 kg mais pesado que outro supercarro: o Gordon Murray Automotive T.50.
O trabalho de design aplicado ao modelo ajudará a utilizar a pressão do ar para mantê-lo grudado ao asfalto. Espera-se que o RB 17 utilize o mesmo princípio de gerência da pressão utilizado pela Red Bull na F1, algo que a equipe desportiva tem dominado nas últimas temporadas.
A empresa planeja produzir 50 unidades do supercarro, com uma taxa de produção de 15 veículos por ano, começando em 2025. Estima-se que o modelo custe aos compradores 5 milhões de libras, cerca de R$ 31 milhões de reais aproximadamente, em conversão direta. Entretanto, mesmo pagando a altíssima cifra, seus donos não poderão utilizar o hipercarro nas ruas, somente nas pistas.
O Jornal do Carro também está no Instagram!