A Renault divulgou as primeiras imagens do seu novo SUV, o Arkana. Com estilo de cupê, já que tem queda acentuada na traseira, o modelo lembra os X4 e X6.
O carro será lançado, inicialmente, apenas para o mercado russo. Durante a apresentação do conceito no Salão de Moscou, em 2018, a Renault informou que ele seria voltado a países emergentes, como o Brasil e China.
Por isso, embora a informação não esteja confirmada, há a possibilidade de o modelo ser vendido no mercado brasileiro.
Em relação ao conceito apresentado no ano passado, o Arkana definitivo pouco mudou. Há apenas leves alterações na grade dianteira e nos para-choques. Além, o SUV trocou a saída dupla de escapamento por uma única.
Pelas imagens, dá para perceber que o interior é bem diferente dos Renault vendidos no Brasil. Contudo, o acabamento de plástico mais simples é bem parecido com o dos nossos modelos, como Duster e Captur.
A tela da central multimídia tem 8 polegadas e integração a Android Auto e Apple CarPlay. O sistema traz ainda iluminação ambiente e sistema de som premium da Bose. O ar-condicionado é de apenas uma zona.
Entre os sistemas oferecidos pela Renault estão câmera de 360°, alerta de ponto cego e sensores de obstáculos, entre outros. O Arkana traz ainda três modos de condução que são escolhidos por meio de um seletor giratório no console central. As opções são Esportivo, Econômico e MySense, que equivale ao personalizável.
Conjunto mecânico do Arkana
Para a Rússia, o Arkana virá equipado com um motor 1.3 turbo, a gasolina. Ele é calibrado para entregar 150 cv e associado a um câmbio automático do tipo CVT, de relações continuamente variáveis. A tração integral é opcional, sendo a dianteira o padrão.
Uma série especial de lançamento, a Arkana Edition One, traz ainda luzes de LEDs nos faróis e lanternas, além de acabamento cromado no lado externo e rodas de 17 polegadas diamantadas.