Cada vez mais raro no mercado, o câmbio manual foi a opção da Renault para equipar a nova versão de entrada do Kardian. O SUV compacto, lançado há pouco mais de seis meses pela montadora francesa no Brasil, ganha a nova opção de transmissão, basicamente, para ampliar o número de versões e oferecer uma nova opção ao consumidor que ainda preza pelo câmbio manual.
Assim, o SUV compacto passa a ter quatro configurações de acabamento. São elas: Evolution com câmbio manual, Evolution com câmbio EDC, Techno e Première-Edition (essas últimas, também com transmissão automática). Preços partem de R$ 106.990. Assim, torna-se o SUV com câmbio manual e motor turbinado mais barato do Brasil. Afinal, o Basalt manual tem motor aspirado.
Produzido em Portugal, pela Horse, o câmbio não é o mesmo que equipa o Sandero RS. Chamado de JX22, o produto é, portanto, acoplado ao mesmo motor 1.0 turbo TCe de 125 cv da versão automática. Em números, gera 125 cv de potência máxima (com etanol no tanque).
A oferta do câmbio manual não afeta as demais características do Kardian. Ou seja, continua com o mesmo visual e com a mesma lista de equipamentos da opção automática EDC. Pelo preço, portanto, o modelo oferece ar-condicionado digital, seis airbags, volante com regulagens de altura e de profundidade, quadro de instrumentos digital com tela de 7″ e central multimídia de 8″ com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay. Ademais, tem controlador e limitador de velocidade, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré, entre outros itens.
Comportamento
Trabalhando com o ótimo motor 1.0 turbo, o SUV compacto – de 4,12 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos – produzido no Paraná mostra bom comportamento também com câmbio manual. O torque de 22,4 mkgf já conta com 90% da força total aos 1.750 rpm, e entrega acelerações rápidas e retomadas ágeis. Até mesmo em situações como reduções em subidas íngremes, o conjunto dá conta do recado.
Os entusiastas que ainda curtem um bom câmbio manual não vão se queixar. Apesar de um pedal de embreagem mais molinho, a caixa tem engates curtos e diretos. A precisão é um dos pontos altos. E, de acordo com a Renault, o Kardian manual tem relações curtas na primeira, segunda e terceira posições, privilegiando a agilidade. Já as relações de quinta e sexta marchas foram desenvolvidas para melhor consumo.
Por falar nisso, a fabricante apresenta bons números. O consumo informado pelo Inmetro é de 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada, com etanol no tanque. Quando a opção for pela gasolina, os resultados vão para, respectivamente, 12,3 km/l e 14 km/l.
Por fim, o Kardian Evoltion MT tem direção bastante direta. E a caixa de transmissão ainda adota o volante bi-massa, que filtra as vibrações do motor. Em trechos sinuosos, o modelo agrada pelo comportamento seguro. Não há muita rolagem de carroceria – até porque o centro de gravidade do carro não é tão alto. E ponto positivo para o assistente de partida em rampas, que segura o carro enquanto o motorista engata a primeira marcha.
FICHA TÉCNICA
Renault Karian Evolution MT
Motor: 1.0 turbo, flex, três cilindros, injeção direta
Potência: 125 cv (E) / 120 cv (G) a 5.000 rpm
Torque: 22,4 mkgf a 2.250 rpm (E) / 20,4 mkgf a 2.000 rpm (G)
Câmbio: manual, seis marchas
Dimensões: 4,12 m (comprimento), 1,75 m (largura), 1,40 m (altura) e 2,60 m (entre-eixos)
0 a 100 km/h: 11 segundos (E) / 11,4 segundos (G)
Velocidade máxima: 160 km/h
Altura livre do solo: 20,9 centímetros
Preço: R$ 106.990
Siga o Jornal do Carro no Instagram!