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Renault Kardian: veja versões, equipamentos e preços do novo SUV
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Renault Kardian: veja versões, equipamentos e preços do novo SUV

Feito em São José dos Pinhais (PR), novo SUV Renault Kardian vem mudar imagem da marca com muitas tecnologias e inédito motor 1.0 turboflex

Diogo de Oliveira

21 de mar, 2024 · 8 minutos de leitura.

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Renault Kardian
Renault Kardian chega às lojas como um dos SUVs turbo mais acessíveis e modernos do País
Crédito:Renault/Divulgação

Quase seis meses depois de ser revelado, o Renault Kardian está nas lojas brasileiras da marca com grande expectativa de vendas. O inédito SUV compacto chega para disputar espaço na entrada do segmento, diretamente contra Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. Para isso, deixa no passado a ligação direta com modelos “baratos” derivados de carros da Dacia, marca romena do grupo, e traz o que a Renault tem de melhor e mais moderno.

Renault Kardian vai dar trabalho para Fiat Pulse e VW Nivus

Com preço a partir de R$ 112.790, o Renault Kardian é feito na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, e promove a estreia de um novo motor nos carros nacionais da Renault. O 1.0 TCe turboflex tem três cilindros e sistema de injeção direta de combustível. Assim, gera 120 cv de potência máxima com gasolina e até 125 cv com 100% de etanol no tanque. Os torques máximos são de 20,4 mkgf a 2.000 rpm e de 22,4 mkgf a 2.250 rpm, na mesma ordem.

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Renault Kardian
Renault/Divulgação

Combinado a este motor está o – também inédito – câmbio automatizado de seis marchas com dupla embreagem banhada a óleo e aletas no volante para trocas manuais. Ou seja, diferente do problemático Powershift, da Ford, que tinha embreagem a seco e causou transtornos a donos de New Fiesta e Ecosport. Com este conjunto, a Renault anuncia aceleração de zero a 100 km/h em 9,9 segundos. Ou seja, desempenho que promete agradar.

Renault Kardian tem nova plataforma

O novo SUV compacto também inaugura a plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP) no Brasil. Esta base, modular e flexível, permite produzir modelos com distâncias entre-eixos que vão de 2,60 metros até 2,95 metros. Ou seja, vem carro grande por aí! Tal como o Jornal do Carro antecipou, a arquitetura servirá à nova geração do Duster e outros SUVs que a marca planeja lançar no País nos próximos anos.


Renault Kardian
Renault/Divulgação

Mas, de volta ao SUV compacto, as dimensões são adequadas ao segmento. O Kardian tem 4,12 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,60 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Assim, é ligeiramente maior que seu principal rival, o Fiat Pulse, que tem 4,10 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos. Um trunfo do Renault é o porta-malas de 410 litros (são 358 l no padrão VDA, medido com bloquinhos). O compartimento é maior que no SUV da marca italiana, com 370 litros líquidos (320 l no VDA).

Renault Kardian
Renault/Divulgação

Consumo do Renault Kardian

Conforme a marca francesa, o Kardian tem um tanque de combustível de 50 litros e entrega bons números de consumo, embora fique abaixo de Pulse e Nivus. São até 13,9 km/l de gasolina na estrada, contra 14,4 km/l no Fiat e 14,1 km/l no VW. Já na cidade, o SUV da Renault faz 13,1 km/l com 100% de gasolina no tanque, enquanto os rivais cravam, respectivamente, 12,1 km/l e 11,9 km/l. Todos os números são da tabela de consumo do Inmetro.

Preços e versões do Renault Kardian

Renault Kardian
Renault/Divulgação

Evolution – R$ 112.790

A versão de entrada do Renault Kardian tem seis airbags, controlador e limitador de velocidade, assistente de partida em rampa, sensores de obstáculos traseiros e câmera de ré, bem bomo controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Start&Stop e modo ECO com EcoScoring. Além disso, oferece borboletas no volante (multifuncional e com ajustes de altura e profundidade), quadro de instrumentos digital com tela de 7″, multimídia com tela de 8″ e espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado automático e digital e comando elétrico nos vidros e retrovisores. No visual, tem faróis com LEDs diurnos, barras de teto modular, rodas de liga leve de 16 polegadas e aerofólio traseiro.


Techno – R$ 122.990

Adiciona recursos semiautônomos, como, por exemplo, frenagem automática de emergência (AEBS) e alerta de colisão frontal (FCW), além de freio de estacionamento eletrônico e console elevado com apoio de braço. Os painéis e volante têm revestimento “premium”, as rodas são de 17″ e a chave é presencial do tipo cartão. Por fim, há partida remota do motor, saídas USB-C para o banco traseiro, 6 alto-falantes, vidros elétricos com função one-touch e antiesmagamento. Opcional: Teto bíton em preto Nacré.

Premiere Edition – R$ 132.790

A versão de topo de linha soma recursos do pacote ADAS. Assim, tem controle de cruzeiro adaptativo (ACC), câmera Multiview (MVC), alertas de ponto cego (BSW) e de distância segura (DW) e outros itens como sensores de obstáculos dianteiros, faróis de neblina de LEDs e sensor crepuscular. A lista continua com modos de condução Eco, Sport e Perso (personalizável), iluminação dinâmica no interior (Ambient lightning) e carregador de celular por indução. No exterior, traz rodas de liga leve de 17″ e acabamento diamantado e escurecido, antena tipo tubarão, teto bíton (preto Nacré) e grade frontal com acabamento preto brilhante. Por fim, tem emblemas da versão nas laterais.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.