A Renault revelou nesta quarta-feira (25), em evento global, o novo SUV compacto Kardian. Durante a avant-première, a marca francesa divulgou os principais detalhes do modelo, que chegará às lojas em março de 2024 e traz, além de novos visual e plataforma, o inédito motor 1.0 turboflex com injeção direta. O novo carro será posicionado entre os irmãos Stepway e Duster. A ideia é disputar compradores com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus na categoria de SUVs do segmento B.
Mas, antes de falar do carro, cabe explicar que o lançamento mundial será feito inicialmente na planta de São José dos Pinhais (PR). Assim, atenderá o mercado brasileiro e de exportação. Na sequência, será feito, também, na fábrica de Casablanca, no Marrocos, e oferecido em diversos países – inclusive na Europa. Isso faz parte do início da fase “Renovation” do plano estratégico Renaulution, da Renault.
O Kardian, a princípio, inaugura a plataforma modular do Renault Group no Brasil. A partir da evolução da base do Clio europeu, a fabricante poderá desenvolver outros veículos globais. Segundo a empresa, eles serão produzidos em quatro regiões industriais do grupo: América Latina, Turquia, Marrocos e Índia. Inclusive, nova base permite eletrificação. “Teremos veículos híbridos com produção nacional”, confirma Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault Latam. Essa plataforma, todavia, não dará origem a veículos 100% elétricos, segundo o executivo.
Preço de Pulse
O preço do Kardian, por enquanto, não foi divulgado, mas deve ficar acima da tabela do Stepway. Ou seja, que quase encosta nos R$ 118 mil na versão de topo. Contudo, a expectativa é de que não fuja muito da faixa do Pulse (R$ 102.990 a R$ 133.990). O time de executivos, por ora, diz que não é possível falar sobre preços. Afinal, dizem eles, há constante oscilação de valores.
Medidas e detalhes
Com 4,12 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, o Kardian é ligeiramente maior que seu principal rival. Respectivamente, o Pulse tem 4,10 m e 2,53 m. Aliás, o Fiat perde também em porta-malas. Afinal, os 370 litros não são páreo para o novato, que segue os passos do irmão Duster e garante generosidade na área de bagagens, com 410 litros. Ademais, tem 1,77 m de largura e 1,60 m de altura.
De olho no aumento das vendas no Brasil, a Renault caprichou no visual do Kardian. Para isso, aposta na solução que se popularizou com a picape Fiat Toro. Ou seja, oferece conjunto óptico com luzes de uso diurno (DRL) acima dos faróis convencionais. A grade frontal em formato de losango exibe desenhos que lembram o logotipo da Renault. Inclusive, o logo é novo e segue a tendência dos mais recentes produtos lançados pela marca.
As rodas têm 17 polegadas e acabamento diamantado. Nas laterais, o destaque vai para os para-lamas alargados com arcos pretos em torno das caixas de roda. Tem, ainda, barras de teto que podem mudar da posição longitudinal para transversal como uso de uma ferramenta especial. Nos para-choques, há detalhes prateados. Na traseira, o teto inclinado dá um ar de modernidade ao modelo. Ângulos de ataque e saída são de 20° e 36°, respectivamente. Já na parte de trás, as lanternas têm formato de “C”.
Por dentro do Kardian
A cabine do Kardian oferece soluções vistas em modelos europeus. Durante a avant-première, o Jornal do Carro pôde conferir de perto o modelo. E o interior, de fato, aparenta ter materiais de boa qualidade. O painel traz costuras com linha laranja e os bancos são forrados com um tecido em dégradé de mesmo tom. No total, só no console há 8 litros de capacidade em vários porta-objetos.
Além disso, o quadro de instrumentos é uma tela digital de 7 polegadas e a central multimídia tem outra, de 8″, sensível ao toque e com espelhamento sem fio de Android Auto e Apple CarPlay. Quatro portas USB (duas na frente e duas atrás), recarga de celular por indução e três modos de condução também estão no pacote. São eles: Eco, Sport e MySense.
Trem de força
Segundo a Renault, o Kardian terá o inédito 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta que entrega 125 cv de potência e 22,4 mkgf de torque. O câmbio é automatizado de seis marchas e duas embreagens. Para comparação, o 1.0 turboflex do Pulse gera 130 cv e 20,5 mkgf. Ou seja, é mais potente, mas tem menos torque. Dados de aceleração e consumo não foram revelados. Entretanto, a marca promete que o modelo será econômico, graças, também, a sistemas como o Start&Stop.
ADAS
Sistemas de assistência ao motorista (ADAS) não faltam no Kardian. De acordo com a Renault, são 13 recursos no total. Além disso, o alerta de ponto cego e a câmera multivisão são inéditos nos carros do segmento B vendidos no mercado brasileiro.
A lista também inclui, por exemplo, controle de velocidade adaptativo, alertas de distância e de risco de colisão frontal e frenagem automática em caso de emergência. Bem como assistente de partida em rampa, limitador de velocidade e controle eletrônico de estabilidade. Por fim, o Kardian tem seis air bags estrutura da carroceria reforçada para reduzir o efeito de choques no caso de colisão. Sobre a eficiência dessa proposta, só o Latin NCAP poderá comprovar.
*O jornalista viajou ao Rio de Janeiro (RJ) a convite da Renault
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