Durante a avant-première do Kardian, em outubro de 2023, a Renault fez a primeira exibição da picape Niagara. O modelo conceitual, que usa a nova plataforma global da empresa, dará origem à uma picape intermediária, com porte de Fiat Toro. Até então, uma realidade ainda distante. Mas, agora, o produto toma forma. É tanto que a marca anunciará novos investimentos, em breve, para a produção do modelo.
Segundo o presidente da Renault na Argentina, Pablo Sibilla, em entrevista coletiva para a imprensa local, recentemente, a fabricante anunciará mais detalhes da sucessora da Oroch antes do fim do ano. “Teremos novidades. Precisamos terminar de validar alguns detalhes para que o projeto (da Niagara) seja anunciado, mas está a avançando”, disse o executivo ao argentino El Economista.
Todavia, o Motor1 da Argentina cravou que o anúncio será feito no dia 17 de setembro. A data, aliás, pode ser marcada tanto pelo anúncio, que detalhará o investimento na fábrica portenha de onde sai o modelo, em Córdoba, quanto pelos detalhes extras que o público deve conhecer sobre a picape. Há, inclusive, especulações de apresentação de um modelo menos camuflado. Acredita-se que sua produção comece em 2026.
Como é a Niagara?
Sem qualquer detalhe revelado, sabe-se que a plataforma da nova picape monobloco, que terá arquitetura elétrica e eletrônica de última geração, permitirá a produção de veículos entre 4 metros e 5 m de comprimento. Além disso, pode ter entre-eixos, com quatro medidas possíveis – de 2,60 m a 3 m. Da mesma forma, os módulos traseiros terão três opções diferentes de comprimento.
Segundo a Renault, também haverá sistemas de propulsão variados. Ou seja, de combustão interna, sendo flexfuel (E85), GLP. Bem como híbridos do tipo mild hybrid advanced de 48 v (híbrido leve) e full hybrid, com tração dianteira ou 4×4.
Visualmente, a concorrente de Fiat Toro, Chevrolet Montana, Ford Maverick e RAM Rampage não deve fugir muito ao visual do protótipo. A dianteira lembra o conceito adotado pelo Kardian, com grade estilizada e faróis abaixo de luzes DRL. Já a traseira, inova, com lanterna que atravessa toda a tampa da caçamba, deixando o modelo com um toque futurista. Caixas de rodas abauladas e para-choques pronunciados também devem estar presentes, mesmo que apenas nas versões topo de linha. Cabe recordar que a Nissan (que pertence à mesma aliança) terá sua versão da Niagara – assim como acontece com Frontier e Alaskan, no segmento de médias.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!