Renault
Renault/Divulgação

Renault Rafale chega à Argentina; vem ao Brasil?

Renault Rafale desembarca em solo argentino e gera rumores de possível chegada às lojas da marca na América do Sul

Por Vagner Aquino 20 de fev, 2025 · 3m de leitura.

Quer dizer que Fiat Fastback, Citroën Basalt e companhia vão ganhar mais um concorrente na categoria de SUVs-cupês? Não, a história não é bem essa. A dúvida surgiu, em síntese, quando duas unidades do Renault Rafale foram flagradas no Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires (Argentina), recentemente. Fato curioso, afinal, o carro é um projeto voltado para a Europa e sequer tem a intenção de ser vendido em solo portenho. Tampouco no Brasil, onde a marca deve apostar em um novo SUV médio e na picape derivada do conceito Niagara.

A história tem detalhes nebulosos, mas, basicamente, a dupla aterrissou no terminal de cargas do aeroporto do país vizinho para a gravação de uma campanha publicitária. De acordo com o site argentino Motor1 (que publicou a foto abaixo), o comercial de lançamento do SUV-cupê exigiu locações internacionais e, por isso, o modelo foi parar em Buenos Aires.

Renault
Motor1 Argentina/Reprodução

Afinal, como é o Rafale?

Sob um belo traje azul, o Rafale já chama a atenção pela silhueta. A caída do teto termina em uma belíssima traseira, dotada de lanternas com laterais em formato bumerangue e que invadem a tampa do porta-malas. Luzes no para-choque (pintado em preto brilhante) e caixas de rodas avantajadas dão ar de esportividade ao modelo. Já na dianteira, faróis afilados, luzes auxiliares em forma de bumerangue e grade com estilo curvo. O espaço entre-eixos, como no irmão Espace (SUV do qual deriva) tem 2,74 metros. E são 4,71 m de comprimento.

Renault Rafale
Renault/Divulgação

Na motorização, o modelo segue a cartilha da eletrificação e oferece versões híbridas convencionais e plug-in. Neste último, por exemplo, um motor 1.2 turbo a gasolina com três cilindros é aliado a dois motores elétricos – um em cada eixo. Assim, potência total de 300 cv. A autonomia combinada é de 800 km e, apenas em modo elétrico, percorre até 111 km.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se