Diogo de Oliveira, especial para o Jornal do Carro

15/10/2020 - 4 minutos de leitura.

Rival da Fiat Toro, picape Volkswagen Tarok pode ser feita na Argentina

Pablo Di Si, CEO da Volkswagen na América Latina, confirmou novos produtos sobre a plataforma MQB durante a apresentação do SUV Taos

Volkswagen
Volkswagen Tarok Crédito: Foto: Paulo Whitaker/Reuters
Carro

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A Volkswagen produzirá mais veículos sobre a plataforma MQB na Argentina. A confirmação foi feita nesta semana pelo CEO da montadora na América Latina, Pablo Di Si. Durante a apresentação do inédito SUV Taos (via streaming pela internet), o executivo afirmou que a arquitetura modular permitirá a produção de novos produtos na fábrica de General Pacheco. E o nome da picape Tarok ressurgiu.

“O Taos faz parte de um importante investimento da Volkswagen na região (América Latina) e principalmente aqui na Argentina. Investimos US$ 650 milhões para modernizar os equipamentos e a estrutura da fábrica, com a implantação da nova plataforma global MQB. Essa tecnologia nos permitirá produzir novos modelos da mais alta qualidade e conectividade no futuro”, antecipou Di Si.

Apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, a Volkswagen Tarok foi um dos destaques daquela edição e gerou grande expectativa sobre o seu lançamento. Desenvolvido no Brasil, o projeto acabou “congelado” no início da pandemia. Agora, ressurge como forte candidato a ganhar produção na fábrica vizinha à capital Buenos Aires, sobre a mesma plataforma do Taos.

Volkswagen mira Fiat

Feita em monobloco, a Tarok tem porte similar ao da Fiat Toro. A picape, aliás, inaugurou a categoria junto com a Renault Duster Oroch. Só que o modelo da marca francesa nunca decolou nas vendas. Já o da italiana, feito ao lado dos Jeeps Renegade e Compass, em Pernambuco, tornou-se um enorme sucesso em vendas. Ao que parece, ambos irão duelar a partir de 2022.

Como 2021 será dedicado ao lançamento e produção do Taos, 2022 deve ser o ano em que a montadora começará a produzir o segundo veículo sobre a plataforma MQB-A em General Pacheco. A arquitetura é uma das mais utilizadas atualmente no portfólio do grupo Volkswagen. Serve do Golf ao cupê Audi TT. E o chassi maior que o MQB-A0 de Polo e T-Cross ficará na medida para a Tarok.

O projeto da inédita picape média-compacta ainda não está confirmado oficialmente, mas nasceu sob a liderança de Pablo Di Si, o que pode fazer a diferença na decisão final. Além disso, o segmento de picapes conta atualmente com números positivos e promissores. Ou seja, tudo se desenha para que a Volkswagen Tarok ganhe produção na Argentina. A picape ficará posicionada entre Saveiro e Amarok.

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