Redação

10/09/2020 - 6 minutos de leitura.

Rival da Tesla, elétrico Lucid Air custa R$ 420 mil e pode rodar 800 km

Lucid Air é considerado o elétrico comercial mais rapido do mundo e chega aos 100 km/h em 2,5 segundos. Marca apoveitou para exibir teaser do SUV Projeto Gravity

Lucid Air tem até 1.080 cv de potência dependendo da versão Crédito: Lucid/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Autonomia de 830 km com uma única recarga e título de elétrico mais rápido do mundo. Essas são as principais credenciais do Lucid Air, o sedã lançado pela startup norte-americana que, nos EUA, tem preço de US$ 80 mil (cerca de R$ 420 mil na conversão direta, sem impostos). As entregas do rival direto do Tesla Model S começam no segundo trimestre de 2021.

A estreia mundial da versão de produção do sedã de luxo aconteceu nesta quarta-feira (9) trazendo quatro opções de acabamento ao mercado. Além da versão de entrada, tem também: Touring (US$ 95.000); Grand Touring (US$ 139.000) e Dream Edition. Essa última não sai por menos de US$ 169.000 – ou mais de R$ 895.000. O modelo base chega em 2022, o restante, no ano que vem.

Mas por que tão caro?

O visual futurista não é a única exclusividade do Lucid Air. Se por fora, ele é cheio de estilo, por dentro, a funcionalidade faz valer cada centavo. No habitáculo, praticamente tudo é digital, desde o painel de instrumentos, que tem tela de vidro curvo 5K com 34″, até a tela central.

Continua depois do anúncio

É por essa última que os ocupantes podem, inclusive, controlar a climatização, que tem gerenciamento de qualidade do ar. Pretende comandar outras funções do carro, ou mesmo fazer compras? Basta interagir com o sistema Amazon Alexa.

Na cabine, tem revestimento em couro por todos os lados. E não é só isso. Acabamento em madeira e partes em aço escovado, e alumínio também fazem parte dos toques de requinte. Há ainda a promessa de incluir poltronas executivas com climatização e até massagem num futuro próximo. Tem porta-malas na frente (202 litros) e atrás (456 litros).


Baterias e autonomia

A condução semi-autônoma é de nível 2, mas, num curto espaço de tempo, a promessa é avançar para o nível 3. O que isso quer dizer? Que há recursos como controle de cruzeiro adaptativo e assistentes de saída de faixa, frenagem e estacionamento automatizado.

O Air é um dos dos primeiros veículos de produção em série a trazer o rastreador laser Lidar. Este é um sensor que detecta obstáculos e objetos na via e, aqui, age por meio de 32 sensores. E, por falar em tecnologia, claro, não podemos deixar de lado a propulsão. Antes, um detalhe. O Air pode vir com carregador rápido de 300 kW, onde é possível recarregar as baterias, de 900 volts, em 20 minutos. O período rende autonomia de 480 km.


No total, são 22 módulos de bateria no Air. Somados, criam 110 kWh. Para efeito de comparação, no Tesla Model S são 100 kWh. E tem a tecnologia de energia bidirecional. Ou seja, o Lucid Air pode tanto ser recarregado em casa, quanto fornecer energia para casa do proprietário.

O modelo mais básico não teve dados revelados pela marca. Mas o Air Touring, contudo, gera 620 cv de potência. A autonomia ronda os 650 km. Ainda sobre dados, até os 100 km/h são gastos 3,2 segundos. A velocidade máxima aqui é de 250 km/h.

Na versão Grand Touring, o motor gera 800 cv e atinge os 100 km/ em 3 segundos e 270 km/h de velocidade final. As baterias rendem autonomia de 832 km. Mas a cereja do bolo está na configuração Dream Edition, de impressionares 1.080 cavalos. Nele, são gastos apenas 2,5 segundos para chegar aos 100 km/h. Sua autonomia máxima é de 810 km, de acordo com informações da marca.


SUV na manga da Lucid

A ideia da Lucid não é só colocar no mercado um sedã que ultrapasse o Tesla Model S em eficiência, conforto e tecnologia. Outra carta na maga vem em forma de SUV. Mas não há qualquer informação além de uma imagem, divulgada (abaixo). Seu nome, até o momento, é Project Gravity.

Cabe salientar que a empresa é liderada por Peter Rawlinson. O executivo é ninguém menos que o chefe de engenharia do Tesla Model S. Ou seja, vem briga boa por aí.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

VER TODAS AS OFERTAS