Quando se fala em Rolls-Royce, a primeira que vem à mente são luxosos sedãs ingleses, mas nem só de luxo vive esse nome. Uma marca à parte, chamada Rolls-Royce Holdings, também pertencente a BMW, apresentou um conjunto V10 híbrido capaz de produzir 1.495 cv, desenvolvido para tanques de 50 a 70 toneladas, de uso militar.
Agora que você sabe que esse conjunto não irá parar em um novo Phantom ou Ghost, vamos aos detalhes. O novo conjunto faz parte da série de motores MTU 199 da Rolls-Royce Power Systems, que já conta com unidades de seis e oito cilindros. Além disso, é a série de motores mais vendida para veículos militares em sua classe. O novo V10 apareceu em forma de conceito na feira de defesa Eurosatory.
Entretanto, a marca não especificou a capacidade do V10, mas confirmou que ele funciona com diesel, e pode ser complementado com unidades hidráulicas, compressores de ar e geradores de energia. Contudo, o chefe de desenvolvimento de motores e sistemas militares da Rolls-Royce Power Systems, Christian Wolf, diz que a empresa já está trabalhando em uma versão ainda mais potente, com 1.631 cv.
Motor híbrido da Rolls-Royce também pode ser silencioso
O sistema híbrido tem dupla função em contexto militar. Além de aumentar a força do conjunto motriz, o V10 com acionamento elétrico por bateria também ajuda a ocultar o veículo durante o uso. Usando o V10 diesel para carregar as baterias, elas depois podem mover o modelo silenciosamente, sem pegada térmica, dificultando sua detecção, por exemplo.
Além disso, o sistema confere maior agilidade e desempenho ao modelo, bem como sua manobrabilidade em baixa velocidade, algo importante se tratando de um veículo militar. “Este conceito de propulsão expandirá as possibilidades operacionais de futuros veículos blindados sobre esteiras de uma forma que antes era dificilmente imaginável”, descreveu Wolf.
O Jornal do Carro também está no Instagram!