O Salão de Detroit de 2011 promete ser a melhor edição dos últimos três anos. A principal mostra de carros dos Estados Unidos abre as portas para o público no próximo sábado (15), mas amanhã será o primeiro dos dois dias de prévia, nos quais as montadoras revelarão suas principais atrações.
Com a alta de vendas registrada no mercado americano no ano passado, a indústria automobilística mundial volta a ficar animada com os EUA, país que foi epicentro da crise econômica mundial de 2008. Além disso, das três grandes marcas locais, GM e Chrysler estão indo bem após seus processos de reestruturação. A Ford passa por ótima fase.
Nas edições de 2009 e 2010 do salão, o clima era de cautela e incerteza. Importantes marcas europeias e asiáticas deixaram de participar da mostra. Já as montadoras americanas estavam próximas ao colapso.
Agora, as donas da casa prometem muitas atrações e as estrangeiras estão de volta. A começar pela alemã Porsche, que deverá apresentar um dos modelos mais interessantes do evento, o superesportivo conceitual 918.
Foram poucas as marcas que já divulgaram quais serão suas estrelas. Por isso, amanhã haverá boas surpresas. Entre as montadoras que anteciparam informações está a sul-coreana Hyundai, que mostrará o conceito Cub.
Trata-se de um crossover com o desenho global da marca, como o dos sedãs Sonata e Elantra. O protótipo deverá ser a base para um novo utilitário-esportivo compacto. Outra atração ficará por conta de um cupê nos moldes do VW Scirocco, o Veloster.
Já a Cadillac, que pertence à GM, apresentará o CTS-V Coupe Race, versão que participará de um campeonato de turismo nos EUA a partir de 25 de março. Entre seus diferenciais está a carroceria de fibra de carbono.
Também têm estreias confirmadas o Chrysler 300 – sucessor do 300C -, a próxima geração do Audi A6 e o Mercedes-Benz Classe C reestilizado.