Genebra
genevamotorshow.com/Reprodução

Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, é extinto após 119 anos

Uma das mostras automotivas mais antigas do mundo, Salão de Genebra deixará de existir; outra versão do evento será sediada no Oriente Médio

Por Rodrigo Tavares 03 de jun, 2024 · 3m de leitura.

Uma das mais famosas exibições do calendário automotivo mundial não vai mais acontecer. Trata-se do Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, que não terá uma nova edição depois de quase 120 anos de existência. A fundação responsável pelo evento anunciou, nas redes sociais, que a decisão foi tomada em razão das “muitas incertezas ligadas à indústria” e “da atratividade desgastada dos principais salões europeus”, por exemplo.

A nota ainda complementa: “Esta decisão surge na sequência do reconhecimento de que as condições de mercado na Europa não são propícias ao sucesso de futuras edições”. A concorrência de outros eventos, como os salões de Paris e Munique, muitas vezes favorecidos por marcas locais, e o desinteresse das fabricantes pelo formato também acabaram citados pelo presidente da fundação, Alexandre de Senarclens.

salão de genebra
w/byer/Reprodução

A última edição do salão de Genebra aconteceu entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março de 2024. Notou-se o esvaziamento do evento, por conta da ausência de marcar importantes, além de acontecer em escala menor que o naturalmente esperado. O tradicional evento esteve paralisado desde 2019, por conta da pandemia, e não teve o retorno esperado.

Contudo, o nome “salão de Genebra” não deixará de existir. Agora, fora da Suíça, o nome torna-se um spin-off, sendo realizado no Qatar, a partir do próximo ano. Por fim, o evento agora chama-se Qatar Geneva International Motor Show. A atração, organizado pela empresa Qatar Tourism, remontará a estrutura europeia, em parceria com a fundação suíça. Seja como for, previsto para ser o maior evento do tipo no Oriente Médio, será sediado em Doha, capital do país.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet S10 2025 ganha potência e tecnologia para enfrentar a concorrência

Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.