Por incrível que pareça, o trânsito de São Paulo está longe de ser um dos piores do mundo. De acordo com o levantamento da Inrix, empresa de software e monitoramento de veículos, a capital paulista ocupou a 48ª posição no ranking de 2022. A pesquisa concluiu que o motorista perde, em média, 56 horas por ano no trânsito de São Paulo. Ou seja, distante de Londres tem o pior congestionamento entre as cidades avaliadas, com até 156 horas de congestionamento.
Vale lembrar que o ranking considera outras variáveis, como posição da cidade neste ano em relação ao ano anterior. Bem como velocidade média no trecho fim da viagem. Por isso, Wroclaw, na Polônia, com 80 horas perdidas, está atrás de Atlanta (EUA), com 74 horas horas perdidas.
Em São Paulo, os condutores circulam a uma velocidade média de 22,4 km/h. Entretanto, no horário de pico, esse número sobe para 38 km/h. Dessa forma, a capital não ganha nem mesmo na lista da América Latina. Segundo a Inrix, a campeã de trânsito é Bogotá, na Colômbia.
A lista também inclui outras cidades brasileiras. Esse é o caso, por exemplo, de Belo Horizonte, que aparece em 49° lugar. Com base nos dados, o condutor por de ficar cerca de 65h por ano no trânsito. Por fim, o “top 3 brasileiro” se encerra com Porto Alegre, na 191ª posição.
No mundo
Como dissemos, a líder de tráfego intenso no mundo é Londres, na Inglaterra. Por lá, a velocidade média é de apenas 16 km/h em horários de grande movimentação. Ou seja, bem inferior às cidades brasileiras. Dessa forma, a pesquisa chegou à conclusão de que os cidadãos passam uma média de 156h por ano ao volante em congestionamentos.
Em seguida, temos Chicago, com 155 horas, e Paris, com 138 horas. Para encerrar o “top 10”, ainda aparecem lugares como Boston, Bogotá, Palermo, Toronto, Nova York, Monterrey e Filadélfia.
Os dez piores trânsitos do mundo
- 1°) Londres (ING): 156 horas
- 2°) Chicago (EUA): 155 horas
- 3°) Paris (FRA): 138 horas
- 4°) Boston (EUA): 134 horas
- 5°) Bogotá (COL): 122 horas
- 6°) Palermo (ITA): 121 horas
- 7°) Toronto (CAN): 118 horas
- 8°) Nova York (EUA): 117 horas
- 9°) Monterrey (MEX): 116 horas
- 10°) Filadélfia (EUA): 114 horas
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seAtualizada em 23/1 às 9h42