O ano de 2018 teve alguns carros inéditos no mercado brasileiro. Nenhum deles, no entanto, obteve o mesmo sucesso do sedã Virtus, da Volkswagen.
Além do sedã, outros carros inéditos lançados em 2018 foram a linha Toyota Yaris (hatch e sedã), o Cronos e o C4 Cactus. A lista não inclui reestilzações ou novas gerações, apenas carros completamente novos.
OS SEDÃS MAIS VENDIDOS NO BRASIL EM 2018
10º Renault Logan
22.471 unidades vendidas
9º Honda Civic
25.942 unidades vendidas
8º Nissan Versa
27.993 unidades vendidas
7º Fiat Cronos
29.307 unidades vendidas
6º Hyundai HB20S
32.155 unidades vendidas
5º Volkswagen Voyage
32.683 unidades vendidas
4º Ford Ka Sedan
39.027 unidades vendidas
3º Volkswagen Virtus
41.634 unidades vendidas
2º Toyota Corolla
59.062 unidades vendidas
1º Chevrolet Prisma
71.735 unidades vendidas
Destaques do desempenho do sedã Virtus
O sedã Virtus foi o único lançamentos que conseguiu vaga na lista dos 20 carros mais vendidos de 2018. Ele foi o 20º colocado. Isso sem ter um ano completo de vendas – foi lançado no primeiro trimestre.
Dos demais lançamentos, apenas o rival direto Cronos chegou na mesma época do sedã Virtus. No entanto, nem C4 Cactus nem os modelos da linha Yaris conseguiram ficar à frente do VW em vendas nos resultados mensais.
LEIA TAMBÉM
A maior vantagem do Virtus, no entanto, foi no segmento de sedãs. O modelo chegou a liderar a categoria em alguns meses. Ao final de 2018, ficou com a segunda posição entre os compactos, atrás apenas do Virtus.
Considerando todos os três-volumes à venda no Brasil, o sedã Virtus foi terceiro colocado (confira na galeria acima).
Outros lançamentos
O Cronos não conseguiu volume de vendas próximos ao do sedã Virtus desde os primeiros meses de ambos no mercado. O modelo da Fiat, que concorre diretamente com o VW (embora tenha versão mais barata), foi o sexto mais emplacado do segmento de compactos.
Considerando todo o segmento de sedãs, ficou com a sétima colocação. No ranking de vendas geral, foi o 28º carro mais vendido do País.
Já o hatch Yaris, que chegou em julho, ficou na 44ª posição do ranking de vendas. A posição, porém, não serve de comparação com os outros lançamentos, já que o Toyota teve só seis meses de emplacamentos.
No resultado mensal, o hatch foi, em seu primeiro mês cheio de vendas, o 20º mais emplacado do País. Depois, não conseguiu mais vaga nesse grupo. Em dezembro, foi o 29º mais vendido, uma posição atrás do “irmão” sedã.
O C4 Cactus, por sua vez, vem brigando com Tiggo, 2008 e WR-V pela décima posição no segmento de SUVs.
Carros de luxo
Houve também a chegada de alguns modelos inéditos no segmento de carros de luxo – que são de nicho, diferentemente dos carros de marcas generalistas.
Entre os exemplos há três SUVs: Volvo XC40, BMW X2 e Jaguar E-Pace.
VÍDEO: TUDO SOBRE O KA SEDAN AUTOMÁTICO