Restando três semanas para o lançamento, a Fiat revelou imagens do interior do Fastback, novo SUV que chega às lojas brasileiras no dia 14 de setembro. O utilitário feito em Betim (MG) é o irmão maior do SUV compacto Pulse. Por isso, os dois modelos são quase gêmeos no desenho frontal e na cabine. Mas o Fastback terá maior requinte e mais recursos. É o caso, por exemplo, do freio de estacionamento eletrônico, que elimina a alavanca.
Outro detalhe mostrado nas imagens é o acabamento mais caprichado, com molduras na cor preto brilhante e muitos frisos prateados. De resto, o painel tem os demais equipamentos presentes no Pulse. Um deles é o quadro de instrumentos com display colorido e configurável de 7 polegadas. Os comandos do ar-condicionado automático digital também são iguais, assim como a tela multimídia de 10 polegadas com chip de internet.
O sistema é o Uconnect, o mesmo presente nos modelos da Jeep. Com ele, oferece espelhamento sem fio com Android Auto e Apple Carplay, e permite ajustar funções como a refrigeração da cabine. Além disso, tem outros serviços conectados, como sistema SOS, que permite solicitar ajuda em caso de imprevisto ou acidente. Da mesma forma, permite ver diversos dados de bordo e dar comandos remotos pelo aplicativo no celular.
Porta-malas de 590 litros
Um dos trunfos do Fiat Fastback – para além do estilo cupê e do interior mais chique – será o porta-malas. Segundo revelou uma fonte da Stellantis ao Jornal do Carro, o compartimento do SUV terá nada menos que 590 litros de volume. Contudo, não está claro qual padrão foi utilizado. Vale lembrar que, no Pulse, a Fiat anuncia 370 litros. Entretanto, na prática, o porta-malas não parece muito maior que o do Argo, com 300 litros no padrão VDA, o mais usual.
Com esse volume (muito acima da média), o Fiat Fastback se vale das formas de cupê. O balanço traseiro do novo SUV é bem mais comprido que o do Pulse, mas o modelo tem a mesma distância entre-eixos de 2,53 metros. Dessa forma, o compartimento promete ser tão generoso quanto o de uma station wagon, como a antiga Palio Weekend, que tinha 460 litros (padrão VDA). Para comparação, o SUV médio Volkswagen Taos tem porta-malas de 498 litros.
Consumo pelo Inmetro
Nas últimas semanas, o Jornal do Carro trouxe uma série de flagras do Fiat Fastback sem qualquer camuflagem e pronto para estrear. Um deles revelou a etiqueta do Inmetro com os dados de consumo do SUV-cupê. Nela, o utilitário tem “nota B” (geral e por categoria) com motor 1.0 turbo flex. Com etanol, faz médias de 8,1 km/l na cidade e de 9,7 km/l na estrada. Já com gasolina, o consumo sobe para 11,3 km/l e 13,9 km/l, na ordem.
Outro flagra feito nesta semana revelou também o consumo do Fastback na versão Impetus com o motor 1.3 T270 turbo flex e câmbio automático de seis marchas. Segundo os números do Inmetro, o SUV faz médias de 7,9 km/l na cidade e de 9,7 km/l na estrada com etanol. Já com o combustível fóssil, o consumo melhor e alcança médias de 11,3 km/l e 13,6 km/l, respectivamente. O motor gera até 185 cv com etanol e 27,5 mkgf de torque a 1.750 rpm.