O grupo Stellantis prepara para o mês de agosto uma mesma novidade para dois modelos de suas marcas. A picape Fiat Strada e o hatch compacto Peugeot 208 vão ganhar o motor 1.0 turbo de até 130 cv e o câmbio automático do tipo CVT, com simulação de sete marchas. O conjunto mecânico, que estreou em 2021 com o SUV Fiat Pulse, ficará disponível na linha 2024 dos dois modelos.
O motor T200 é o 1.0 turbo GSE, com injeção direta e 20,4 mkgf de torque máximo. No caso do 208, estará disponível apenas nas versões mais caras do modelo. Este mesmo motor também equipará a nova geração do SUV compacto 2008, que será fabricado junto do hatch na Argentina a partir de 2024.

Publicidade
A notícia, vinda do site Autos Segredos, confirma a consonância entre as marcas Fiat e Peugeot. No entanto, o motor 1.6 aspirado de 120 cv que equipa o modelo, apesar de ser uma reformulação do motor encontrado no antigo 206, permanecerá em linha. O conjunto mecânico, acoplado a uma transmissão automática, equipará uma nova versão de entrada do modelo.
Entretanto, o 208 manterá o motor 1.0 Firefly aspirado nas versões mais baratas, por exemplo. Com 75 cv, o motor – também disponível no Fiat Argo – facilitou o acesso ao modelo da Peugeot, por exemplo. Além disso, atualmente cerca de 70% das vendas do 208 respondem pela versão básica. Prestes a ganhar reestilização na Europa, o 208 com novo visual não deve estrear tão cedo por aqui. Assim, o modelo ganhará o motor 1.0 turbo antes de mudar o visual.
Fiat Strada terá motor 1.0 turbo

Publicidade
Já a Fiat Strada vem testando o motor 1.0 Turboflex desde novembro de 2022, mas só agora seus protótipos tomaram as ruas, mesmo que camuflados. No caso da picape, não haverá alterações em cavalaria ou torque, mantendo os 125 cv e 130 cv, com gasolina e etanol, respectivamente. Já o torque é de 20,4 mkgf a partir de 1.700 rpm com ambos os combustíveis.
Por fim, também espera-se uma reestilização na picape junto com o novo motor. Muito sutil, deve se concentrar apenas nos faróis auxiliares. Além disso, a versão Ranch receberá novas rodas de liga leve, e novo multimídia com tela de 8,4 polegadas, assim como piloto automático.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!
Publicidade