A pré-venda da segunda geração do Range Rover Evoque começa hoje no Brasil. O modelo custa R$ 322.300 na versão HSE P300, com entregas previstas para julho.
As primeiras unidades do carro virão com um chamado pacote Brasil de equipamentos, bem completo, para aproveitar a boa vontade da já alta demanda. Há ainda uma configuração R-Dynamic por R$ 312.900, que pode ser pedida também.
Versões mais simples só chegarão no ano que vem. Apenas as maçanetas das portas são iguais às do Evoque de primeira geração, que chegou ao Brasil em outubro de 2011. De resto, tudo é novo.
Mas há velhos conhecidos, como o motor P300 Ingenium, um 2.0 turbo quatro cilindros que gera 300 cv a 5.500 rpm e 40,8 mkgf a 1.500 giros. O câmbio é automático de nove marchas. Porém, seu comando não é mais o giratório, que se tornou marca do Evoque. Agora é uma alavanca normal.
Além disso, o modelo tem o sistema híbrido leve de 48V, que permite uma economia de até 6% no consumo de combustível.
O sistema de tração é o Terrain Response 2, que tem agora um modo automático, que lê em que tipo de piso o carro está passando (terra, lama, grama, areia, etc.) e parametriza suspensão, freios e motor para um melhor desempenho.
Evoque: Urbano, porém valente no off-road
Apesar de ser urbano, o Evoque se mostra bastante ávido por um fora de estrada, podendo ultrapassar alagados de até 60 cm. Para efeito de comparação, o Defender passava por 50 cm, 10 cm a menos.
O novo Evoque não cresceu de tamanho, permanece com 4,37 metros. Mas seu entre-eixos aumentou 2 cm, o que possibilitou um porta malas 16 litros maior, com 591 litros.
Muito se fala sobre uma certa perda de personalidade do Evoque, que ficou com um certo aspecto de mini Velar. Sobre isso, o gerente de marketing de produto da marca, Paulo Manzano, disse que “o Evoque que trouxe a nova identidade visual para marca. Portanto, ele não se baseia no Velar, mas é sim uma evolução de si mesmo”.
Ainda sobre o visual do carro, um xodó da marca são as rodas exclusivas do Evoque. Elas geraram um relógio de luxo feito pela Zenith, inspirado pelas rodas, e até um novo equipamento: uma câmera que mostra a distância dos objetos para as rodas, evitando aquela desagradável ralada.