VW Crossfox
VW/Divulgação

Sem IPVA: veja os carros completam 20 anos e ficarão isentos do imposto

Modelos que fazem 20 anos em 2025 ficam isentos do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA); separamos cinco opções

Por Redação 20 de dez, 2024 · 4m de leitura.

Com o mês de janeiro chegando, o virar do ano geralmente deixa motoristas apreensivos pela necessidade de pagar o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Contudo, em alguns estados do Brasil, modelos que completam 20 anos de fabricação tornam-se isentos da taxa, por exemplo.

Fazendo as contas, a partir de 2025, modelos fabricados até 2005 perdem a necessidade de contribuir com a taxa, sendo obrigados a pagar apenas o licenciamento, entretanto. Sendo assim, separamos cinco modelos vendidos no Brasil que deixam de contar com a obrigatoriedade da contribuição anual do IPVA a partir do ano que vem.

Usados que não pagam mais IPVA em 2025:

VW CrossFox

VW/Divulgação

O Fox era um dos modelos mais promissores da Volkswagen no Brasil durante a década passada. Mas outra moda que crescia era dos “aventureiros urbanos”, que exigiu da montadora uma resposta imediata: o CrossFox. Com visual mais parrudo e até um estepe na tampa do porta-malas, o modelo lançado em 2005 fez sucesso, virou até letra de música e logo não precisará mais pagar IPVA.

Fiat Idea

Fiat/Divulgação

Ainda falando em década passada, um segmento que ainda não havia sido engolido por SUVs era o de monovolumes. Em um segmento familiar disputado por Honda Fit e Chevrolet Meriva, a Fiat respondeu lançando o Idea. Chegando com cores vivas e até teto solar, era moderno frente aos rivais e também comemora 20 anos em 2025.


Peugeot 206 SW

Peugeot/Divulgação

Um segmento praticamente extinto no Brasil é o de peruas. Embora começassem a sumir do mercado, a Peugeot oferecia uma alternativa para famílias, oriundo do hatch 206. A versão SW tinha maior porta-malas e visual bem resolvido, com direito até a versão aventureira Escapade, com visual ligeiramente mais parrudo.

Toyota “Nova Hilux” também é isenta de IPVA

Toyota/Divulgação

Com a chegada do ano de 2005, chegava também a sétima geração da picape média Hilux. Com visual inspirado no sedã médio Corolla, tinha linhas mais arredondadas, em contraste ao visual “quadrado” de outrora. Além disso, o motor 3.0 turbodiesel de 163 cv dava mais fôlego a picape, andando junto até do Corolla, por exemplo.

Toyota SW4

Toyota/Divulgação

Outro modelo que faz 20 anos em 2025 é a “nova” Toyota SW4, versão SUV da picape média, que havia deixado o mercado nacional em 2002, retornando três anos depois com uma nova geração. Igualmente robusta como a picape, tem apelo mais urbano e luxuoso, mas mantendo a mesma confiabilidade mecânica de sempre.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo Chevrolet Equinox é maior, moderno e mais caro do que deveria