Você está lendo...
Chevrolet Trax é o SUV-cupê do Tracker que vai desafiar o Fiat Fastback
Notícias

Chevrolet Trax é o SUV-cupê do Tracker que vai desafiar o Fiat Fastback

Flagra feito na Coreia do Sul confirma que a GM está desenvolvendo um novo SUV para 2023 baseado no Chevrolet Tracker, mas com estilo cupê

Diogo de Oliveira

17 de jan, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Chevrolet Trax 2023
Projeções do designer Kleber Silva mostram como pode ficar o novo SUV-cupê da Chevrolet baseado no Tracker
Crédito:Kleber Silva/K Design AG/Jornal do Carro

Após o fechamento das vendas de carros em 2021, está evidente que os SUVs são os donos do mercado. A tendência é global, mas, no Brasil, os utilitários já respondem por quase 43% do total de emplacamentos. Por isso, as marcas estão planejando novos modelos, e a General Motors já tem sua aposta em testes: trata-se do novo Chevrolet Trax.

No início de janeiro, uma unidade completamente camuflada foi vista em testes na Coreia do Sul, onde fica um dos centros de desenvolvimento da GM. Os flagras do site Burlappcar mostram muito pouco do novo SUV, que aparece ainda coberto das rodas ao teto, com mantas pretas por toda a carroceria, além de adesivos zebrados.

Chevrolet Trax 2023
Kleber Silva/K Design AG/Jornal do Carro

Publicidade


Entretanto, tal como revelam as imagens, é possível ver que se trata de um utilitário inédito com estilo mais esportivo. Ele tem como diferencial o caimento acentuado do teto na traseira, que remete aos cupês. Este modelo tem tudo para ser a nova geração do Chevrolet Trax, que é como se chama o SUV compacto Tracker nos Estados Unidos.



Lançamento em 2023

Ainda em fase inicial de testes de rua, o novo Trax será, então, irmão do Tracker. Assim, o inédito SUV-cupê utilizará a mesma plataforma modular GEM, que originou o novo Onix hatch e o sedã Onix Plus. Mas o futuro integrante da família - tal como a nova Montana - será mais longo. O Trax terá certa de 4,30 metros, para competir com SUVs maiores.

Chevrolet Trax 2023
Burlappcar

Dessa forma, a GM pretende seguir os passos do Fiat Fastback, que estreia neste ano. O novo SUV da marca italiana nascerá sobre a plataforma MLA do recém-lançado Fiat Pulse, mas será maior para avançar nos preços e chegar próximo da faixa dos R$ 150 mil, onde atualmente começam os utilitários médios, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

Em termos de estilo, as imagens não revelam muito, mas é esperado que o Chevrolet Trax tenha visual próprio, com balanço maior na dianteira, que ajudará a deixá-lo maior que o Tracker. A produção tende a ficar na fábrica de Rosário, na Argentina, já que a linha de montagem em São Caetano do Sul (SP) terá Tracker, nova Montana e a segunda geração da Spin.

Chevrolet Trax 2023
Burlappcar

Nova picape primeiro

O calendário de lançamentos da GM terá muitas novidades no primeiro semestre de 2022, mas primeiro com a linha de importados. A marca da gravata dourada prepara as estreias do Equinox RS, do Cruze Sport6 RS e do elétrico Bolt. Os três estavam prometidos para o fim de 2021, mas a crise dos chips fez a montadora adiar a chegada deles.

Assim, estes deverão ser as primeiras novidades da marca. Já o segundo semestre promete ter, finalmente, a estreia dos modelos nacionais. As novas geração da Spin e da Montana deverão surgir na segunda metade de 2022 como dois dos principais lançamentos do ano no País. É esperado que eles também compartilhem componentes e mesmo peças de acabamento.

lançamentos
Sonho Bobbae

Na mecânica, ainda não há certezas. A nova Chevrolet Montana deverá trazer o motor 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 mkgf disponível no Tracker. Mas é possível que a picape tenha a opção 1.0 turbo flex de até 116 cv, para ter preços competitivos contra a Fiat Toro, que ainda não ganhou o novo motor 1.0 turbo flex de até 130 cv da Stellantis.

A picape deverá também ter opção de câmbio manual de seis velocidades, além da caixa automática com a mesma relação de marchas. A tração será apenas dianteira e o interior promete ter novidades que serão adotadas pelo Tracker na sua futura reestilização, prevista para 2024, bem como pelo futuro SUV-cupê da marca, que estreia no ano que vem.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião