Enquanto as atenções do mundo automotivo estão voltadas para o Salão de Nova York, a SF Motors, uma fabricante de veículos e componentes elétricos do Vale do Silício, revelou dois novos modelos superpotentes em evento na Califórnia (EUA): o SF5 e o SF7.
Nas configurações de entrada, os veículos terão motores com potência que variam de 136 cv a 543 cv. Porém, a fabricante informou que as versões de topo serão equipadas com até quatro motores, que combinados chegam a produzir mais de 1.000 cv. Com esta configuração, os carros podem atingir 100 km/h em menos de 3 segundos.
O SF5 é um crossover compacto com design elegante. O modelo tem faróis no formato da letra grega “Sigma”, um teto levemente inclinado e lanternas traseiras finas. A SF Motors promete lançá-lo nos Estados Unidos no ano que vem.

Já o SF7, um crossover com estilo cupê, tem um design mais esportivo. No mesmo segmento do BMW X6 e do Mercedes GLE Coupé, o veículo tem aberturas de ar nas laterais, um teto panorâmico de vidro e um para-choque traseiro agressivo.

SF Motors SF7/ Divulgação
Autonomia
De acordo com a SF Motors, os modelos terão autonomia superior a 500 km. Haverá ainda a possibilidade de adicionar um “gerador de alta potência” aos carros para aumentar o tempo de uso antes de recarregar a bateria. A companhia está desenvolvendo também um sistema de direção semi-autônomo, previsto para ser lançado em 2020.
A SF Motors informou que terá capacidade para produzir 200 mil unidades por ano em suas fábricas de Chongqing, na China, e de Mishawaka, em Indiana (EUA). Segundo a empresa, as encomendas do SF5 devem começar no final deste ano.

SF Motors SF7/ Divulgação
VEJA TAMBÉM: CARROS ELÉTRICOS QUE ARREPIAM
ASPARK OWL
Apresentado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, o Aspark Owl, é um carro elétrico esportivo que promete entregar o melhor índice de aceleração do mundo, com menos de 2 segundos no 0 a 100 km/h graças a seus 861 kg e 430 cv e 77,8 mkgf entregues pelos quatro motores elétricos
JAGUAR I-PACE
Primeiro modelo 100% elétrico da Jaguar, o I-Pace tem dois motores elétricos, um em cada eixo, que juntos entregam 400 cv e 71,3 mkgf
FARADAY FUTURE FF91
O FF91 da Faraday Future tem quatro motores elétricos que juntos rendem 1.050 cv e 183,5 mkgf, garantindo uma aceleração de 2,3 segundos e autonomia estimada de 600 km. O modelo é o detentor do recorda da prova de subida de montanha Pikes Peak, no Colorado, nos Estados Unidos
NIO EP9
O EP9 da Nio, empresa chinesa, é o atual recordista da volta mais rápida para um carro elétrico em Nurburgring, na Alemanha, com 6 minutos e 45,9 segundos. Esse tempo é melhor do que os 6m52s do Lamborghini Huracán Performante, atual detentor entre os carros a combustão. O EP9 tem quatro motores elétricos que geram 1.341 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos
RIMAC CONCEPT ONE
Produzido na Croácia, o Rimac Concept One tem 1.088 cv entregues por quatro motores elétricos e acelera de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos, atingindo a velocidade máxima de 300 km/h. Ele ficou famoso quando o ex-apresentador do Top Gear, Richard Hammond, destruiu um exemplar em chamas durante um acidente
TESLA MODEL S
Quase um clássico entre os elétrico, o Tesla Model S é provavelmente o mais prático da lista. O modelo tem dois motores elétricos, um em cada eixo que controlam a entrega e a tração em cada uma das rodas de forma independente. A versão P100D tem 762 cv e permite acelerar de 0 a 100 km/h em 2,4 segundos
TOROIDION 1MW
Criado na Finlândia, o Toroidion 1MW tem quatro motores elétricos, um em cada roda, que combinados entregam 1.341 cv de potência. Segundo a companhia, o carro é capaz de acelerar de 0 a 400 km/h em 11 segundos.
AUDI R8 E-TRON
A versão elétrica do esportivo da Audi, o R8 e-tron já foi mostrado ao público e tem baterias de íons de lítio que alimentam o motor elétrico que entrega 458 cv e 93,8 mkgf. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e tem 450 km de autonomia
PORSCHE MISSION E
A Porsche já confirmou a produção do Mission E, um sedã esportivo elétrico de quatro portas com 600 cv e com mais de 500 km de autonomia. A tecnologia do modelo será utilizada ainda como base para um esportivo elétrico da Bentley, que também pertence ao Grupo VW.
JAGUAR E-TYPE ZERO
A Jaguar aproveitou uma carroceria antiga de um E-Type, um de seus modelos mais famosos, e colocou um trem de força 100% elétrico no modelo. Ele tem um motor elétrico de 298 cv e baterias de íons de lítio. O conjunto deixou o carro 46 kg mais leve que o original, que usava um motor seis cilindros em linha e oferece uma autonomia de 270 km