Em conversa com o Jornal do Carro, o vice-presidente da BYD do Brasil, Alexandre Baldy, confirmou o SUV híbrido Song Pro como o primeiro carro da marca a ter produção nacional. Segundo o executivo da montadora chinesa, a fábrica em Camaçari, na Bahia, vai começar a montar as primeiras unidades (pré-série) e ligar as máquinas em dezembro. Assim, a produção do modelo deverá ter início no primeiro semestre de 2025.
Disponível em duas versões (GL e GS), o Song Pro chegou ao Brasil no fim de junho como o SUV híbrido de entrada da BYD. Na ocasião, a marca ganhou os holofotes ao trazer um grande lote do modelo e do sedã híbrido King em seu navio Explorer Nº 1. Com preço a partir de R$ 189.800, o BYD Song Pro veio concorrer com o Toyota Corolla Cross híbrido, que é feito em Sorocaba. Recentemente, o SUV da marca japonesa ganhou linha 2025.
BYD Song Pro é híbrido plug-in mais barato do País
Além de custar abaixo do Corolla Cross XRV híbrido flex, que começa em R$ 202.690, o BYD Song Pro tem preço para incomodar até o Jeep Compass, um dos SUVs médios mais vendidos. Por exemplo, o modelo da Stellantis feito em Goiana (PE) parte de R$ 179.990 na versão Sport com motor 1.3 turboflex de 185 cv e câmbio automático de seis marchas. Pois o SUV chinês é mais potente, com até 235 cv, e recarregável em tomadas.
Na comparação com o Song Plus 2025, o Pro tem um conjunto híbrido parecido. É um pouco menos potente, mas tem maior autonomia. O motor 1.5 aspirado a gasolina gera 98 cv de potência e 12,4 mkgf de torque máximo, e trabalha em conjunto um motor elétrico. Este também fica na dianteira e produz 197 cv e 30,6 mkgf. Assim, combinados, geram 223 cv na versão de entrada GL, e alcançam os 235 cv do Song Plus na versão de topo GS.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!