Você está lendo...
Sony mostra SUV elétrico e estreia em 2022 com mira na Tesla; veja o vídeo
Mercado

Sony mostra SUV elétrico e estreia em 2022 com mira na Tesla; veja o vídeo

SUV elétrico Vision-S 02 estreia na CES, em Las Vegas, e chegará às ruas até o fim de 2022; carros da Sony vão rodar jogos do Playstation 5

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

09 de jan, 2022 · 7 minutos de leitura.

Honda/Sony
SUV elétrico Sony Vision-S 02 pode ser um dos modelos produzidos pela Honda e Sony
Crédito:Deivulgação/Sony

As gigantes da tecnologia estão empenhadas em entrar no mercado automotivo. Após mostrar seu primeiro carro conceito em 2020, o sedã esportivo Vision-S, a Sony apresentou seu segundo modelo, um SUV elétrico que parece pronto para ganhar produção. Trata-se do Vision-S 02, revelado na última semana na CES 2022, maior feira de tecnologia do mundo que acontece anualmente em Las Vegas (EUA).

Seguindo as principais tendências da indústria, a fabricante japonesa de eletrônicos vai se lançar no ramo automotivo com um crossover de 7 lugares com estilo que lembra os carros da Tesla. O visual segue as linhas do sedã Vision-S 01, que nunca chegou a entrar oficialmente no mercado. Entretanto, a Sony planeja lançar sua operação no fim de 2022.

Ambos os modelos são produzidos sob a mesma plataforma e, por isso, possuem medidas parecidas. Esse é o caso, por exemplo, do comprimento e do entre-eixos, que ficam em 4,89 metros e 3,3 metros, respectivamente. No entanto, as demais proporções do SUV são maiores. O utilitário tem 1,93 m de largura e 1,65 m de altura, com um amplo espaço interno.


Design refinado

Por ser uma derivação, o SUV apresenta um visual bem semelhante ao Vision-S 01. Na dianteira, ambos possuem para-choques com vincos grandes e faróis conectados por uma faixa iluminada. Ela atravessa a frente inteira do veículo e forma o escudo da Sony. Já nas laterais, linhas bem marcadas por vincos dão robustez e até um aspecto aerodinâmico ao modelo. As rodas têm 20 polegadas.

Contudo, o que mais chama atenção no desenho é a traseira, que tem aparência futurista. Assim, as lanternas com iluminação Full LEDs vão de ponta a ponta, formando um arco que fica na parte superior do porta-malas. O visual é complementado pelo estilo "fastback", com caimento que remete aos cupês. Por fim, o teto solar é panorâmico.


sony SUV
Divulgação/Sony

Interior tecnológico

O interior do Vision-S 02 também é similar ao do primeiro conceito. O painel é composto por três telas que ficam unidas em uma peça que ocupa todo o topo do painel. Uma delas fica atrás do volante e traz os dados de bordo, a outro serve à central multimídia. Há ainda uma terceira tela, para uso pelo passageiro da frente. Por fim, o SUV elétrico da Sony tem outras duas telas integradas aos apoios de cabeça dos bancos dianteiros. E, para os passageiros da terceira fileira, há um botão que permite ajustar funções de entretenimento, temperatura, entre outros recursos.

O sistema da Sony vem com controle de voz, conectividade 5G e alto-falantes em todos os assentos. A cereja do bolo é que todos os passageiros poderão acessar os jogos do PlayStation a partir de uma conexão remota que acontece no console. Dessa forma, também será possível jogar games nas telas traseiras voltadas para a segunda fila de bancos.


Divulgação/Sony

Dois motores elétricos

Em relação à mecânica, o SUV traz dois motores elétricos instalados nos dois eixos. Cada um deles produz cerca de 272 cv de potência, ou 200 kW. Mas, a partir daí tudo é especulação, pois a Sony não revelou mais detalhes. Portanto, espera-se que o utilitário atinja velocidade máxima de 180 km/h, capacidade bem menor em relação aos 240 km/h do sedã. Já a tração é integral e a suspensão, independente na dianteira e na traseira.

A Sony também trabalha em um sistema de piloto automático similar ao Autopilot, da Tesla, que, então, vai adicionar vários sensores e radares. Contudo, de acordo com primeiros testes, o sistema da marca japonesa deverá ter a direção autônoma de nível 2.


Divulgação/Sony

Lançamento no fim do ano

Uma questão curiosa é que, desde a revelação do Vision-S, a Sony sempre negou sua entrada definitiva na indústria automobilística. Entretanto, para a surpresa de todos, a empresa também revelou no evento que criará um braço chamado Sony Mobility. Ou seja, o intuito é ''acelerar e fazer novas propostas que evoluam a experiência de mobilidade''.

Embora os carros ainda sejam conceitos, o lançamento da marca está próximo. A Sony pretende iniciar a operação no segundo semestre de 2022. E vai encarar, em especial, os modelos da Tesla. Assim, se os dois conceitos chegarão nas ruas tal como são nas fotos, não é possível saber. Contudo, a japonesa parece decidida a entrar no mercado de carros elétricos.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se