A Stellantis finalizou a construção da nova unidade de fabricação dos motores 1.0 e 1.3 GSE turbo, que equiparão os futuros modelos da Fiat e Jeep. A planta está sediada no polo da Fiat em Betim (MG) e teve um investimento avaliado em R$ 400 milhões.
De acordo com o grupo, a unidade terá capacidade inicial de produzir 100 mil motores por ano. Primeiramente, a fábrica começa a fazer os motores de quatro cilindros turbo. Estamos falando do propulsor T4, de 16V 1.3 GSE turbo que desenvolve até 180 cv e 27,5 mkgf a gasolina.
Contudo, uma versão turboflexível abastecerá o mercado interno e deve ultrapassar a potência nominal anunciada pela empresa. Com o intuito de ser o sucessor dos motores 2.0 Tigershark flex, o trem de força equipará o Compass reestilizado, bem como o novo SUV da Jeep de sete lugares. No caso da Fiat, as versões da topo do facelift da Toro receberão o novo propulsor.
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Inscreva-seT3 subtituirá o motor 1.8 E.torq de 139 cv
Em seguida, a planta receberá um segundo investimento na ordem dos R$ 100 milhões para construir os motores internamente chamados de T3. Por sua vez, eles serão os motores turbo 1.0 12V GSE que devem atingir potências entre 120 e 130 cv.
Caberá a esse trem de força substituir as versões de produtos do grupo que hoje se beneficiam do motor 1.8 T.torq de 139, como é o caso do Renegade, Fiat Argo e Cronos. Mas será o Progetto 363, a versão SUV do Fiat Argo, que inaugurará a nova propulsão
Além disso, a Stellantis confirmou que deve produzir cerca de 500 mil transmissões na nova fábrica que abastecerão anualmente todo o mercado latino-americano. No entanto, não revelou oficialmente qual será o tipo do câmbio. Mas a própria Fiat já anunciou que usaria o câmbio do tipo CVT, com caixa da japonesa Aisin.
Tecnologia Multiair
Foi revelado também que as novas motorizações contarão com a tecnologia MultiAir III no duplo comando das válvulas variáveis. Esse sistema permite um controle total do tempo de abertura das válvulas, da elevação das válvulas de admissão e da carga do motor, por meio de um sistema eletro-hidráulico.
Desse modo, esse funcionamento contribui para redução de combustível em operações de baixa e média carga. O conjunto mecânico ainda conta com injeção direta e turbocompressor com válvula wastegade eletrônica, que garantem um maior controle da sobrealimentação do motor.
Dentre outras características da família de motores estão o termostato elétrico comandado pela centralina que faz com que o motor mantenha sua temperatura ideal de funcionamento com mais velocidade e precisão, assim como a corrente de distribuição silenciosa e “for life”. Ela reduz o ruído e dispensa manutenção.
Os novos motores GSE prometem reduzir o tempo de aquecimento do motor para que diminua as emissões de gases e o consumo de combustível, especialmente em trajeto urbanos. Uma as façanhas para atingir esse resultado é utilizar um bloco de alumínio, material mais leve que esquenta mais rapidamente.
Novos empregos
A inauguração da planta em Betim contou com a visita do CEO da Stellantis, Carlos Tavares, em conjunto com Mike Manley, Head of Americas, e Antonio Filosa, COO da Stellantis para a América do Sul. “A inauguração desta planta de motores turbo representa um passo estratégico na direção de ampliarmos nossa presença na América Latina, anunciou Filosa.
Além disso, a nova fábrica empregará diretamente 350 pessoas. Contudo, se considerarmos a cadeira produtiva e de desenvolvimento dos motores, serão gerados cerca de três empregos para cada posto de trabalho direto.