Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

03/03/2021 - 5 minutos de leitura.

Progetto 363: novo SUV da Fiat vai ser prêmio do vencedor do BBB21

Ainda sem nome, novo SUV é chamado de “Progetto Fiat 363”, ganha hotsite e será um dos prêmios do vencedor do BBB21, no fim de abril

Fiat Progetto 363
Fiat volta a patrocinar o Big Brother Brasil e anuncia que vai premiar o vencedor do BBB21 com seu novo SUV compacto Crédito: Fiat/Divulgação
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Fiat é uma das patrocinadoras mais tradicionais do Big Brother Brasil. Mas a marca não estava no BBB21. Nos bastidores do reality show da TV Globo, dizem que o motivo foi a repercussão negativa de alguns participantes, como a rapper Karol Conká. Seja como for, a montadora retorna à atração logo após a saída da cantora. E, log na primeira ação, começou a divulgar seu novo SUV brasileiro, batizado provisoriamente de “Progetto 363”.

O primeiro SUV nacional da marca estreia no segundo semestre, mas será visto antes disso. A Fiat anunciou que vai premiar o vencedor do BBB21 com o novo utilitário. O modelo já dispõe até de um hotsite. Nele, a marca vai publicar uma websérie com quatro episódios, que mostrarão um pouco do processo de criação do veículo.

SUV Fiat Progetto 363
Kleber Silva/K Design AG

Marketing com o código

As montadoras costumam chamar seus futuros lançamentos por códigos, para despistar e manter os veículos em segredo. Pois o time de marketing da Fiat pegou justamente o código interno do SUV para fazer a primeira ação de marketing. O utilitário é tratado na empresa como “Projeto 363”. Em italiano, “Progetto 363“.

Ainda sem um SUV em sua gama de veículos feitos no Brasil, a Fiat deposita enorme expectativa no novo modelo, que nascerá da plataforma MP1. Ou seja, a mesma do hatch Argo e do sedã Cronos. O utilitário será feito em Betim (MG) e deve disputar compradores com outros SUVs compactos, categoria que reúne mais de dez competidores no País.

SUV Progetto Fiat 363
Kleber Silva/K Design AG

Entre os concorrentes estão o primo Jeep Renegade, líder de vendas em 2019, além de Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Volkswagen T-Cross, atualmente o SUV mais vendido do Brasil. Para tanto, o modelo da Fiat contará com várias novidades. Uma delas será o motor 1.0 turbo da família GSE, que vai estrear justamente no SUV compacto.

No momento, o utilitário da Fiat roda em fase final de testes. O desenho é mantido em segredo. Por isso, os protótipos “vestem” camuflagem pesada. As projeções do designer Kleber Silva, da K Design AG, indicam como pode ficar o visual. Nos bastidores, relatos de quem já viu o SUV apontam que o modelo terá dianteira parecida com a da nova Strada.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
Motor turbo e câmbio CVT

O SUV compacto da Fiat chega tarde nessa disputa, mas terá vários atributos. E uma das mais importantes é a mecânica. Além dos motores turbo da família GSE, o utilitário compacto da marca italiana contará com uma transmissão automática do tipo CVT, da japonesa Aisin, inédita em modelos da marca no Brasil.

Espera-se que o SUV do “Progetto 363” ofereça o motor 1.0 turbo flexível de até 120 cv de potência nas versões de topo, combinado ao câmbio CVT. Já as opções mais acessíveis terão o motor 1.3 Firefly flex aspirado de 109 cv e 14,2 mkgf de torque. Já o câmbio será o mesmo CVT. Assim como no Toyota Corolla, a caixa tem engrenagem na 1ª marcha, para tracionar melhor.



Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


OFERTA EXCLUSIVA

Fiat Cronos Drive 1.3