A Stellantis terá um reforço de peso no Brasil. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (30), Emanuele Cappellano, CEO do conglomerado, confirmou que “um novo SUV compacto está a caminho”. Sem especificar o modelo — que será o Jeep Avenger —, o executivo ainda fez uma previsão do lançamento por aqui. Mas vai demorar um pouco. “Será mais para o final do 2025 ou início de 2026”, completou.
Este prazo pode ter uma explicação. A Stellantis prepara a fábrica de Porto Real (RJ) para receber a fabricação do jipinho — que ficará abaixo do Renegade. Tanto que a companhia vai abrir 1.500 postos de trabalho no Brasil em 2025, que serão divididos entre Betim (MG), que receberá a maior parte dos trabalhadores, e a planta fluminense. Vale lembrar que a Stellantis prepara um aporte para a unidade fabril na casa dos R$ 3 bilhões até 2030.
O Avenger será o primeiro Jeep feito fora de Goiana (PE), de onde saem Compass e Commander. Isso porque o SUV compacto usa a plataforma CMP, mesma de Citroën C3, Aircross e Basalt — produzidos justamente no Rio de Janeiro. Vai chegar, principalmente, para concorrer com o também inédito Volkswagen Tera.
O SUVzinho vai conviver com o Renegade, mas o porte é ligeiramente menor. São 4,08 metros de comprimento e 2,56 m de distância entre-eixos — contra 4,27 m e 2,57 m, respectivamente, do imrão maior. O novo modelo, no entanto, tem 60 litros a mais no porta-malas, que leva 380 l. Já a motorização será a Bio-Hybrid. Ou seja, híbrida leve. O Avenger pode estrear com sistema 12V dos recém-lançados Fastback e Pulse, com motor 1.0 turboflex de 130 cv e 20,5 mkgf de torque. Por outro lado, a tecnologia 48V aliado a 1.3 turboflex, que estreará em breve no Compass, também pode aparecer.
Além de Avenger, Leapmotor
Escondendo o jogo, Cappellano afirmou que a Stellantis fará um comunicado sobre a novata marca chinesa no próximo mês de abril. O executivo não confirmou se esta será a data da estreia, mas deixou claro que a Leapmotor “não oferecerá somente carros elétricos”. O compacto T03, concorrente de BYD Dolphin Mini, e o SUV C10 são os mais cotados.
O CEO da Stellantis também deixou em aberto um possível produção local da Leapmotor no Brasil a médio prazo. “Dificilmente se tem uma expansão sem uma forte localização”, resumiu Cappellano. A fabricação nacional seria uma resposta, especialmente, para o BYD, que vai montar veículos elétricos e híbridos por aqui ainda este ano.
Stellantis estará no Salão do Automóvel de São Paulo
Cappellano também reafirmou que a Stellantis estará no Salão do Automóvel de São Paulo, que retorna em 2025 após um hiato de sete anos. As tradicionais marcas do grupo, como Fiat, Peugeot, Abarth, Citroën, Jeep e Ram devem comparecer. A Leapmotor, no entanto, segue indefinida, segundo o chefão da Stellantis na América do Sul.
As datas novo Salão de SP ainda não tiveram o martelo batido, mas o evento será entre 22 de novembro e 1o de dezembro de 2025. A grande novidade, contudo, é que o local será o Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O local passou por uma extensa reforma, recebendo até um sistema de climatização, maior queixa entre os visitantes. Lembrando que a feira ocorreu pela última vez no São Paulo Expo.