O universo dos veículos eletrificados está cada vez mais aperfeiçoado, e nenhuma montadora quer ficar de fora. Um exemplo disso é o grupo Stellantis, que recentemente patenteou uma nova tecnologia para seus modelos mais pesados: uma nova caixa de marchas.
Segundo um registro realizado no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, a nova transmissão para modelos off-road elétricos tem apenas duas velocidades, por exemplo. Apesar da aparente simplicidade, o modelo tem uma elaboração um tanto complexa.
A nova caixa de marchas da Stellantis de duas velocidades tem dois conjuntos de engrenagens, onde cada uma delas tem seu próprio disco. Assim, consegue engrenar e desengrenar de forma independente, por exemplo. No seu modo mais forte, a caixa tem redução de 3:1, significando uma força três vezes mais forte que o normal.
Essa marcha é acionada quando o veículo estiver em situações de terreno com pouca aderência, ou com obstáculos. Contudo, quando volta à normalidade, a relação volta a ser de 1:1. Desta forma, torna-se possível tem um sistema dedicado à entrega de potência e tração específicos para situações fora-de-estrada, por exemplo.
A novidade se destaca do convencional por oferecer uma resposta diferente dos demais elétricos do mercado, que geralmente possuem apenas uma marcha à frente. Futuramente, modelos da Stellantis, como Jeep, Ram e até mesmo Fiat poderão contar com a novidade, e ter um melhor desempenho em terrenos mais desafiadores.
O Jornal do Carro também está no Instagram!