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Fiat é a marca mais vendida do grupo Stellantis por causa do Brasil
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Fiat é a marca mais vendida do grupo Stellantis por causa do Brasil

Marca italiana foi pelo terceiro ano consecutivo a que mais vendeu no conglomerado da Stellantis; Brasil lidera vendas mundiais da Fiat

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

23 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Fiat Strada emplacou 8.568 unidades em fevereiro
Crédito:Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Após contabilizar os números de vendas de 2023, a Stellantis colocou a Fiat em posição de destaque, dentre suas 14 empresas. A montadora italiana fechou o ano como a que mais vendeu, pelo terceiro ano consecutivo. Assim, considerando suas vendas ao redor do mundo, foram comercializados 1,35 milhão de veículos, número 12% maior do que o registrado em 2022.

O Brasil foi um mercado decisivo para o bom desempenho da marca, por exemplo. A Fiat teve suas vendas concentradas em países como Brasil (com 21,8% da participação mundial), Itália (12,8%), Turquia (15,7%) e Argélia (78,6%). Por aqui, seu modelo mais vendido foi a picape compacta Strada, com 120.600 unidades.



Na Itália, seu modelo mais vendido é o compacto Panda, e nos mercados turco e argelino, tiveram destaque os modelos Egea/Tipo. Desse mais de um milhão de modelos vendidos no mundo todo, o Brasil foi responsável por 475.527 deles, tornando-se o maior mercado da montadora italiana no mundo. Por aqui, a marca é líder de mercado há três anos, inclusive.

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Fiat também liderou vendas na América Latina

Fiat/Divulgação
Fiat/Divulgação

O mesmo vale para a América Latina, onde a Fiat também lidera, e fechou 2023 com 14,5% de participação de mercado. Isso representa mais de 542.000 unidades emplacadas, número que também é 45 mil unidades maior que 2022, por exemplo. Na Europa, 230 mil unidades dos modelos Panda e 500 Hybrid foram vendidas, dominando o segmento de modelos urbanos, com 44,4% de participação. Especificamente na França, cresceu 7,2% em relação ao ano passado, e vendeu mais de 60 mil unidades.

Ainda na Europa, a montadora tem uma marca própria para veículos comerciais, chamada Fiat Professional, também foi líder de mercado, registrando 51 mil emplacamentos, com participação de mercado de 26,1%. Os utilitários Doblò, Ducato e Fiorino ficaram em primeiro lugar em suas categorias, e a van Scudo em segundo.


Por fim, agora falando sobre expectativas sobre o futuro, o CEO da marca, Olivier François, comentou que a “segunda temporada” da montadora ocorrerá em breve. As expectativas para 2024 são boas, com o lançamento próximo da picape Titano no Brasil, e a nova geração do Panda, por exemplo. Além disso, o crossover 600 completará seu primeiro ano completo de vendas, e um inédito modelo elétrico chegará para competir contra rivais chineses.

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