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Polo, Strada e Onix: os 50 carros mais vendidos de março
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Polo, Strada e Onix: os 50 carros mais vendidos de março

Vendas de março superaram números de fevereiro, mas ainda caíram em relação a 2023; SUVs aparecem em destaque e elétricos crescem

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

03 de abr, 2024 · 6 minutos de leitura.

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Volkswagen-Polo mais vendido março
Volkswagen Polo superou a Fiat Strada e chegou ao topo do pódio entre os mais vendidos de 2024
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Apesar da queda de 5,7% nos emplacamentos em relação a março do ano passado, o crescimento sobre fevereiro foi de 12,8%. De acordo com a consultoria Jato Dynamics, no total, foram licenciados 174.918 automóveis e comerciais leves no último mês.



Com 11.943 emplacamentos, o Volkswagen Polo conquistou a liderança  de vendas do mês de março. De quebra, ainda fechou o primeiro trimestre de 2024 como o carro mais vendido do Brasil, conforme adiantado pelo Jornal do Carro. Um feito importante, já que o hatch superou a Fiat Strada, que ocupou o topo do ranking nos últimos três anos. A picape compacta ficou na segunda colocação, com 9.990 unidades.

Por fim, fecha o pódio dos mais vendidos o Chevrolet Onix, que registrou crescimento de mais de 80% sobre o mês anterior. Assim, foram 7.753 carros licenciados em março, contra os 4.299 de fevereiro.

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T-Cross The Town suvs março
Diogo de Oliveira/Estadão

SUVs têm destaque em março 

Dos 50 carros mais vendidos de março, 18 são SUVs. Ou seja, isso demonstra a força do segmento, que não para de crescer por aqui. Depois de quatro meses seguidos na liderança, entretanto, o Hyundai Creta (4.317) perdeu a coroa em março, que retornou para o Volkswagen T-Cross (5.462) – o SUV mais vendido de 2023. Prestes a receber uma reestilização, o modelo teve sua produção paralisada para a adaptação da fábrica, então a conquista da primeira colocação surpreende.

Por outro lado, outro destaque de março foi o Nissan Kicks, com 5.039 emplacamentos. Afinal, o SUV nipo-brasileiro deu um belo salto nas vendas em março, registrando crescimento de quase 29% sobre fevereiro, quando licenciou 3.907 unidades. Em seguida, na terceira posição, aparece o Chevrolet Tracker, que também cresceu cerca de 28% sobre o mês anterior, com 4.711 unidades.


BYD dolphin mini
Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Elétricos crescendo

Com apenas um mês no mercado, o BYD Dolphin Mini se tornou o carro elétrico mais vendido do País, com 2.469 emplacamentos. Desse modo, desbancou o irmão Dolphin, que ocupava a liderança da categoria e foi o elétrico mais vendidos de 2023. Mas o hatch maior também aparece em uma boa 34a colocação, com 1.707 unidades licenciadas.

Um dos grandes impulsos para as vendas generosas, contudo, foi uma ação que a montadora chinesa realizou chamada Mega Electric Day. Como resultado, quase 1.000 carros da marca foram comercializados durante o evento em um único dia. Somente o Dolphin Mini, por exemplo, vendeu 321 unidades.


50 carros mais vendidos de março

  • 1 – Volkswagen Polo – 11.943
  • 2 – Fiat Strada – 9.990
  • 3 – Chevrolet Onix – 7.753
  • 4 – Fiat Argo – 6.850
  • 5 – Volkswagen T-Cross – 5.462
  • 6 – Hyundai HB20 – 5.288
  • 7 – Nissan Kicks – 5.034
  • 8 – Chevrolet Tracker – 4.711
  • 9 – Fiat Mobi – 4.658
  • 10 – Volkswagen Saveiro – 4.607
  • 11 – Hyundai Creta – 4.317
  • 12 – Toyota Hilux – 4054
  • 13 – Chevrolet Onix Plus – 3.986
  • 14 – Jeep Compass – 3.971
  • 15 – Fiat Toro – 3.957
  • 16 – Volkswagen Nivus – 3.915
  • 17 – Jeep Renegade – 3.881
  • 18 – Renault Kwid – 3.877
  • 19 – Fiat Fastback – 3.819
  • 20 – Honda HR-V – 3.656
  • 21 – Toyota Corolla Cross – 3.326
  • 22 – Toyota Corolla – 3.169
  • 23 – Fiat Pulse – 3.038
  • 24 – Volkswagen Virtus – 3.017
  • 25 – Dolphin Mini – 2.469
  • 26 – Caoa Chery Tiggo 5x – 2.464
  • 27 – Renault Duster – 2.208
  • 28 – Chevrolet Montana – 2.165 
  • 29 – Toyota Yaris – 2.151
  • 30 – Ram Rampage – 2.133
  • 31 – Fiat Cronos – 1.884
  • 32 – Caoa Chery Tiggo 7 – 1.745
  • 33 – Chevrolet S10 – 1.740
  • 34 – BYD Dolphin – 1.707
  • 35 – Fiat Fiorino – 1.666
  • 36 – Citroën C3 – 1.637
  • 37 – BYD Song Plus – 1.450
  • 38 – Toyota Yaris Sedan – 1.444
  • 39 – Ford Ranger – 1.395
  • 40 – Hyundai HB20S – 1.221
  • 41 – Nissan Versa – 1.161
  • 42 – Peugeot 208 – 1.129
  • 43 – Renault Oroch – 1.095
  • 44 – Jeep Commander – 1.026
  • 45 – Honda City Sedan – 954
  • 46 – Volkswagen Taos – 930
  • 47 – Honda City Hatch – 912
  • 48 – Nissan Frontier – 910
  • 49 – Mitsubishi L200 – 886
  • 50 – GWM Haval H6 – 772

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.