A Tesla fará uma apresentação a investidores na quarta-feira, 1º de março, e há rumores do anúncio de um carro elétrico de entrada com preço de US$ 25 mil (cerca de R$ 140 mil na conversão direta). Assim, a Tesla consegue baixar o patamar do Volkswagen ID.3, que parte de US$ 30 mil nos EUA (o equivalente a R$ 171.700 na conversão direta, sem taxas).
Agora, começam a surgir imagens de possível protótipo camuflado do novo compacto da Tesla, tanto em comunidades online da Coreia do Sul, como sites especializados. De acordo com as publicações, o modelo tem frente e faróis que lembram o sedã Model 3 e o SUV elétrico Model Y. As rodas são de modelos da Tesla, com o emblema com a letra “T”.
Imagens geram polêmica
Porém, há controvérsias na análise do suposto flagra deste modelo de entrada da Tesla, a começar pela própria existência de um protótipo. Laterais e traseira do flagra remetem a um crossover de outra marca, um Mazda CX-30, inclusive com tampa circular do bocal de abastecimento do modelo a combustão. Nos dos carros da Tesla, a tampa do bocal de recarga pode ficar do lado esquerdo traseiro, como na imagem, mas o formato é trapezoidal.
Alguns especialistas apontam ainda que a Tesla não costuma rodar com veículos camuflados durante o desenvolvimento de novos modelos. Outro ponto controverso diz respeito ao nome. O apelido “Tesla Model 2” surgiu de um rumor de que o novo modelo estaria posicionado abaixo do Model 3. Mas isso não é oficial. Outra possibilidade, seria utilizar uma denominação com letra, assim como no sedã premium esportivo Model S e no crossover Model Y.
Tesla de entrada deve usar baterias da BYD
Seja como for, o lançamento de um modelo der entrada da Tesla foi colocado como “provável” pelo fundador da empresa, Elon Musk, em 2022. Segundo o empresário, um novo modelo seria visto até o final de 2023 e com desenvolvimento feito pela equipe da Tesla em Xangai (China).
Sendo assim, um modelo do porte do Mazda CX-30 faz sentido, também. O crossover da marca japonesa tem 4,39 metros de comprimento e 2,65 m de distância entre-eixos. Por sua vez, o Model 3, menor carro da Tesla até então, tem 4,70 m por 2,87 m, e é 20 a 30 centímetros maior que o modelo de base do protótipo.
Nesta mesma conferência, porém, Musk teria afirmado que nome Model 2 não faz sentido nos planos da Tesla. Além disso, a chinesa BYD irá começar a fabricar baterias para os próximos modelos da marca californiana. Segundo a BYD, baterias do tipo “blade” (com células em formato de lâmina) são menores e têm tempo de recarga mais curto, o que reduz o custo de produção. E mais: podem fornecer autonomia superior a 400 km por recarga.