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Bateria de carro elétrico com tempero de cozinha pode mudar indústria
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Bateria de carro elétrico com tempero de cozinha pode mudar indústria

Nova bateria pode ter mais capacidade de armazenamento de energia, desempenho extra e não é inflamável como as baterias de íons de lítio

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

25 de fev, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Baterias
Brasileiros dão menos importância à sustentabilidade que demais países
Crédito:Zeekr/Divulgação

A bateria mais utilizada nos veículos elétricos atuais é a de íons de lítio. Mas há alguns desafios. Afinal, a mineração (dos metais preciosos necessários para o produto) polui, sem contar que há a exploração de pessoas e que o componente pode até explodir. Além disso, elas não duram o suficiente e, assim, será necessário ter capacidade extra.



Ou seja, nota-se que as baterias de íons de lítio funcionam. Entretanto, não podem ser a única solução para armazenar energia. Desse modo, uma alternativa promissora e que segue em pleno avanço é baseada em dois ingredientes comuns na cozinha de qualquer pessoa: água e sal.

Já no mercado, mas ainda longe da produção para uso em carros elétricos, as baterias de água e sal tem como um dos principais efeitos o alto desempenho – o que pode ser uma boa para a eletromobilidade. Com tais ingredientes, o problema da vida curta (perda de capacidade ao passar do tempo) e o agravante de ser inflamável estão eliminados. Pois água e sal não são sensíveis a mudanças de temperatura e, assim, não pegam fogo.

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baterias
Audi/Divulgação

Mais sal

De acordo com estudos, o uso de eletrólitos à base de água precisam receber certa porcentagem de sódio dissolvido para que as baterias funcionem corretamente. Com base nisso, pesquisadores suecos passaram a usar altas concentrações de sal. Assim, descobriram que um eletrólito aquoso com muito sódio pode até dobrar a estabilidade eletroquímica.

Entretanto, muito sal pode causar cristalização do eletrólito e prejudicar o desempenho da bateria. Assim, surgiu a ideia de buscar solventes que possam impedir a cristalização. Foi, portanto, criada a bateria de íons de lítio com um eletrólito líquido não inflamável com boa estabilidade.


Na prática, a novidade mantém desempenho aceitável por mais de 500 ciclos de carga e descarga. Com adição de sal e outros solventes, os pesquisadores conseguiram alterar a atividade das moléculas de água durante a passagem dos íons de lítio. Por fim, conseguiram criar uma bateria com 250 ciclos de carga e descarga. Mas a busca por desempenho certamente não vai parar por aí.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.