A Ferrari Purosangue começa a chegar ao Brasil entre junho e julho. Porém, segundo a marca, que não classifica o carro como um SUV, todas as unidades destinadas ao País já foram vendidas. Aliás, a fila de espera para o modelo já passa de dois anos. Seja como for, a Ferrari informa que não pretende ampliar a produção. Ou seja, o Purosangue deverá representar cerca de 20% dos carros que a empresa promete entregar em 2023. Em outras palavras, estamos falando de pouco mais de 2.500 unidades.
Embora a Ferrari não revele preços, o modelo está à venda nos Estados Unidos, por exemplo, por a partir de US$ 400 mil. Isso dá uns R$ 2 milhões na conversão direta, sem taxas. Porém, as unidades que vêm ao País vão ter preço em torno dos R$ 6 milhões. Ou seja, dá para comprar 11 unidades do 718 Cayman, carro de entrada da Porsche que tem tabela inicial de R$ 535 mil no Brasil. Além disso, está longe de ser a Ferrari mais cara do País. O conversível SF90 Spider, por exemplo, sai por cerca de R$ 8,4 milhões.
Ferrari Purosangue é maior que Porsche Cayenne
A princípio, cabe salientar que a Ferrari não classifica o Purosangue como um SUV. Assim, durante a apresentação do modelo, em setembro de 2022, o CEO da marca, Benedetto Vigna, disse que se trata de “(um veículo) diferente de qualquer outro”. Assim, embora tenha boa distância em relação ao solo, não se trata de um modelo para uso no off-road, mesmo que seja uma trilha (bem) leve.
Seja como for, a Purosangue tem dimensões parecidas com as do Porsche Cayenne, por exemplo. Conforme dados da Ferrari, são 4,73 metros de comprimento, 2,03 m de largura e 3,02 m de distância entre os eixos. Para comparação, o SUV da marca alemã é 12 cm mais curto, 9 cm mais estreito e tem 10 cm a menos de entre-eixos. Porém, a Ferrari é 11 cm mais baixa, o que dá a impressão que não se trata de um carro tão grande. Além disso, o porta-malas, de 473 litros, e quase 200 l menor que o do Porsche.
Novo motor V12 gera 725 cv
Sob o longo capô em forma de concha, está o novo motor V12 de 6,5 litros aspirado. Conforme dados da Ferrari, gera 725 cv de potência a 7.750 rpm, bem como 72,9 mkgf de torque às 6.250 rpm. Além disso, 80% da força fica disponível já às 2.100 rpm. O câmbio automatizado de oito marchas e duas embreagens é montado no eixo traseiro. A tração é integral.
Como resultado, o supercarro, que pesa pouco mais de 2 toneladas, pode acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos. Por fim, a velocidade máxima é de 310 km/h. Seja como for, o Porosangue é um modelo para lá de luxuoso. O acabamento, que inclui materiais nobres, como couro e fibra de carbono, está mais para o de SUVs premium do que de esportivos. Atrás, há espaço para apenas duas pessoas.
Portas do tipo suicida e suspensão adaptável
Aliás, na parte traseira também chama a atenção o sistema de abertura das portas, do tipo suicida. Ou seja, elas se abrem para trás. Os quatro ocupantes vão viajar com muito conforto. Para isso, o carro traz sistemas como o Ferrari Active Suspension, que conta com quatro atuadores de 48 volts para controlar os movimentos dos amortecedores. Inclusive, o dispositivo pode reduzir a altura da carroceria em até 10 milímetros quando o Purosangue está em alta velocidade ou atacando uma curva, por exemplo.
Além disso, entre as exclusividades o Purosangue traz, pela primeira vez em um carro da Ferrari, a opção de espelhamento de celulares por meio de Android Auto e Apple CarPlay. No volante, por meio de um botão, é possível selecionar os modos de condução. Por fim, a forração interna tem várias combinações de revestimento. Da mesma forma, o carro pode ser totalmente personalizado pelo comprador.
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Inscreva-seOutro destaque são as funções de assistência ao motorista (ADAS). Elas incluem controle de velocidade adaptativo, freio automático de emergência, farol alto automático e assistente de permanência em faixa de rolagem, bem como detector de ponto cego. No mais, há reconhecimento de placas de trânsito, alerta de risco de sonolência do motorista e câmera na traseira. Mais uma novidade em carros da Ferrari é o HDC, que controla automaticamente a velocidade em descidas.