A marca Togg apresentou seu primeiro veículo elétrico na Turquia. Trata-se do T10X, um nome esquisito para um SUV que promete rodar até 523 km com apenas uma carga de bateria. O modelo estreou neste mês de março com o valor inicial de 953 mil liras turcas. Ou seja, algo em torno de R$ 263 mil na conversão direta atual.
Disponível em duas versões, o Togg é chamado pela marca de “dispositivo inteligente”. Isso porque tem um conjunto de telas de 29 polegadas no painel central. Ele une dois multimídias, um para o motorista, outra para o passageiro, além do quadro de instrumentos 100% digital. É algo semelhante ao que a Mercedes-Benz faz com o sistema Hyperscreen de modelos como o novo EQS, por exemplo. Além disso, um dos diferenciais do SUV turco é que, logo abaixo, há mais uma tela de 8″ responsável por controlar as principais funções do veículo.
“Nos últimos cinco anos, avançamos passo a passo com nossos planos. E, como prometido, estamos trazendo nosso ‘dispositivo inteligente’ para os usuários a partir deste mês”, anunciou o chefe executivo da Togg, Gürcan Karakaş.
SUV turco está disponível em duas versões
O Togg T10X conta com duas configurações. Na de entrada, o motor elétrico é traseiro e entrega 221 cv de potência e 35,69 mkgf de torque. De acordo com a marca, há duas opções de bateria. A mais fraca entrega até 314 km de autonomia e faz o SUV acelerar de 0-100 km/h em 7,4 segundos. Já a mais potente alcança 523 km e faz o 0-100 km/l em 4,8 s.
Na variante mais cara, são dois motores elétricos (um em cada eixo). Com esse conjunto, a potência combinada é de 441 cv e torque máximo atinge 71,3 mkgf. Neste caso, o preço sugerido é de 1,2 milhão de liras turcas (R$ 338 mil na conversão direta). Por ora, a marca não revelou a velocidade máxima. No entanto, prometeu que o Togg T10X pode alcançar 80% da bateria em apenas 28 segundos em estações de recarga rápida.
E o visual?
Em relação ao estilo, o SUV turco tem linhas modernas. A dianteira é mais agressiva, com uma grade ampla com desenhos verticais. Ela incorpora os faróis Full LEDs com bordas cromadas. As rodas, por sua vez, são de liga leve. Não há detalhes sobre as medidas, mas tem porte médio. Na traseira, as lanternas de LEDs são inteiras e vão de lado a lado.
Por dentro, o Togg T10X traz um seletor de marchas giratório e outras tecnologias como, por exemplo, carregador de smartphone por indução e volante com botões sensíveis ao toque. A fabricante ainda não divulgou a lista de recursos semiautônomos. Entretanto, o SUV tem controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência e o recurso “piloto de hora do rush”, que permite dirigir em velocidades até 15 km/h sem as mãos no volante.