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Mercedes-Benz Classe E 2023 tem câmera para Tiktok e reunião no Zoom
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Mercedes-Benz Classe E 2023 tem câmera para Tiktok e reunião no Zoom

Novo Classe E estreia em junho na Europa e no 2° semestre em outros mercados; sedã de luxo terá três telas com apps e jogos como Angry Birds

Eugênio Augusto Brito, Especial para o Jornal do Carro

03 de mar, 2023 · 7 minutos de leitura.

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Mercedes-Benz Classe E 2023 painel
Crédito:Divulgação / Mercedes-Benz

Imagine que você está atrasado para uma reunião no trabalho e resolve participar online, via Zoom, enquanto dirige. Então, em vez de usar a câmera do celular ou do computador, você usa uma câmera no painel do carro. Pois esta é a proposta da Mercedes-Benz para o novo Classe E. Pois é, a marca alemã vai apresentar a nova geração (W214) do sedã grande de luxo neste primeiro semestre, mas resolveu não falar de tamanho ou mecânica.

Assim, preferiu anunciar o inédito uso de apps baixados da internet direto pela central MBUX. O Classe E 2023 terá acesso direto ao Zoom (plataforma de de vídeoconferência), ao TikTok (rede social de vídeos curtos) e ao Angry Birds (jogo que é febre mundial há anos), entre outros apps.



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Supertelas a bordo

Segundo a Mercedes-Benz, a nova geração do Classe E terá o painel multitelas presente no novo Classe S e nos elétricos EQS e EQE. Além disso, terá sistema de som Burmester 4D, com 17 falantes, quatro reverberadores montados na estrutura do carro, tudo compatível com Dolby Atmos. Para usar conteúdo online com a internet 5G do veículo é preciso pagar planos extras do Mercedes Me, serviço de auxílio, informação e rastreamento.

Mas o destaque fica para as telas. O sistema Hyperscreen do Mercedes-AMG EQS usa três telas com tecnologia OLED de alta definição (1920 x 1080) sob um painel de vidro. Os displays exibem o quadro de instrumentos (12 polegadas) e o multimídia central (17″). E há ainda a terceira tela (12,3″), que só funciona se o carona estiver no banco. Este display permite usar serviços que demandam interação.

Entretanto, no caso do novo Classe E, o sistema terá o nome de Superscreen (“supertela” em tradução livre), o que pode indicar tamanho ou resolução menores que no EQS. Por ora, a Mercedes-Benz ainda não divulgou as especificações.


Mercedes-Benz Classe E 2023 painel TikTok
Novo Classe E terá 3 telas, câmera de selfie e vai poder se conectar a redes sociais
Divulgação / Mercedes-Benz

Câmera monitora o motorista

Mas a montadora alemã já confirmou que, além do Superscreen, o Classe E 2023 terá uma câmera no topo do painel que faz fotos e vídeos. É com ela que os passageiros poderão interagir nas redes sociais enquanto viajam. Também é função da câmera monitorar o condutor e impedir que ele assista a vídeos ou veja apps de interação enquanto estiver dirigindo. O monitoramento aciona um filtro eletrônico que escurece as imagens das duas telas à direita no ângulo de visão do motorista.

Ainda segundo a fabricante, o software do MBUX só desbloqueia streaming de vídeo e outros apps quando o passageiro estiver no banco do carona. O motorista só tem acesso a tudo se estacionar o carro. O som, porém, fica disponível para todos na cabine. É algo semelhante à tecnologia que a Jaguar Land Rover implementou no multimídia do Range Rover em meados de 2015, com imagens dinâmicas para o passageiro e só GPS para o motorista.


Mercedes-Benz Classe E 2023 painel Angry Birds
Divulgação / Mercedes-Benz

Trava eletrônica atende Leis do Brasil

Essa trava virtual de imagem serve para acalmar órgãos de segurança de trânsito em diferentes países, bem como faz cumprir a Resolução 242, de junho de 2007, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). De acordo com o texto do artigo 3°, item I, equipamentos de entretenimento e GPS só podem ser usados no carro se tiverem “mecanismo automático que o torne inoperante ou o comute para a função de informação de auxílio à orientação do condutor, independente da vontade do condutor e/ou dos passageiros, quando o veículo estiver em movimento”.

Assim, é possível que o novo Mercedes-Benz Classe E 2023 chegue completo ao Brasil. Na Europa, a estreia será a partir de junho (verão no hemisfério norte). Estados Unidos e outros mercados receberão o sedã no segundo semestre. Na geração atual, disponível no Brasil, o Classe E tem versões com preço a partir de R$ 573.900. O novo, porém, deve romper este patamar, já que o elétrico EQS com tecnologia semelhante parte de R$ 1.399.900.


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.