A Volvo apresentou a linha 2022 do XC60 Recharge. O carro mais vendido da história da fabricante sueca, com quase 2 milhões de unidades emplacadas mundo afora, chega renovado, com mais equipamentos e um reposicionamento de versões. A motorização não muda. Assim, continua o sistema híbrido T8 Recharge, que combina um motor elétrico e um 2.0 turbo para entregar 407 cv de potência e 65,2 mkgf de torque.
Os preços partem de R$ 399.950 na versão Inscription Expression que substitui a Momentum. Na sequência, vêm a Inscription (R$ 429.950), a R-Design (R$ 439.950) e a Polestar Engineered (R$ 466.950), que muda suspensões, chassis e tem pinças de freio pintadas em amarelo, além de rodas de 22 polegadas.
Visual
A estética mudou pouco na linha 2022 do XC60. Basicamente, para-choques, desenhos de rodas e grade dianteira foram alterados em todas as versões. Nas mais caras (R-Design e Polestar Engineered), destaque para os novos para-choques. Aliás, o SUV agora tem para-choque traseiro com saídas de escapamento escondidas, além de quatro novas cores no catálogo.
Da porta para dentro, o mesmo visual. Quem muda, entretanto, é a tecnologia. Agora, o modelo herda o sistema Android, já disponível no XC40 Recharge Pure Electric.
Serviços Digitais, como acesso aos aplicativos e serviços do Google – leia-se Google Maps, Google Play, Google Assistente, entre outros – e internet a bordo (grátis por quatro anos) estão entre as novidades. Dessa maneira, a atualização do sistema passa a ser automática. Nada de ir até uma concessionária para realizar o feito.
O painel de instrumentos (tela de 12,3″), a princípio, tem nova interface e dois modos de exibição. Agora, também tem carregador de smartphone por indução e câmera 360 graus. No mais, o novo XC60, assim como o irmão maior XC90, tem ar-condicionado que purifica o ar na cabine. E nada de botão físico para abrir o teto e acender as luzes internas. Tudo funciona por sensor de toque.
Mais itens e recursos
O SUV vem, em suma, com novos materiais de revestimento. Além de couro, há opções com estofamento premium que mescla lã e poliéster reciclado Midnight Zinc ou Slate. Há ainda head-up display. Com ele, as informações do painel de instrumentos são projetadas no para-brisa, e evitam que o motorista tire os olhos da estrada.
Por falar no motorista, o XC60 tem dois novos recursos de assistência do condutor. O Ready to Drive, por exemplo, emite um alerta caso o trânsito à frente ande e o motorista ainda não tenha partido com o veículo. Já o Emergency Stop Assist freia o carro sozinho caso o condutor não reaja aos alertas que são emitidos pelo sistema.
Por fim, na lista, há o Pilot Assist (assistência ao motorista) e Volvo On Call, com assistência 24h e auxílio de emergência. Por meio de aplicativo, é possível verificar o nível da bateria, travar/destravar as portas, acionar o ar-condicionado, bem como outros comandos, tudo de maneira remota.