Os SUVs são os veículos mais perigosos par ciclistas em caso de acidentes. Conforme estudo feito pelo Insurance Institute for Highway (IIHS), o que era uma impressão foi comprovado com dados. Nos Estados Unidos, o órgão é responsável pela segurança de trânsito. Assim, comparou dados de 2022 e 2021. Como resultado, os técnicos perceberam que o número de mortes em acidentes envolvendo ciclistas e SUVs cresceu 9%. Os registros são de janeiro a setembro de cada ano.
Frente alta dos SUVs dificulta a visão sobre o ciclista
Assim, a conclusão é de que os SUVs representam um risco potencial muito maior do que carros menores, como sedãs, por exemplo. comum, por exemplo. Conforme os especialistas, a dianteira mais alta é um dos fatores que mais influenciam no tipo de dano causado a ciclistas. Além disso, Sam Monfort, estatístico do IIHS e responsável pelo estudo, diz que em acidentes, utilitários esportivos apresentam a tendência de projetar o ciclista para baixo, o que aumenta a possibilidade de atropelamento.
Conforme Monfort, a vítima é atingida em cheio “acima do seu centro de gravidade”. Nos acidentes com automóveis, o mais comum é o ciclista ser projetado para o carro. Como resultado, o risco é menor na comparação com acidentes com SUVs.
O estudo examinou informações de 71 acidentes com bicicletas registrados Eo estado de Michigan, nos EUA. A partir daí, observaram-se as ocorrências com um único carro e um ciclista com 16 anos ou mais. Também foram considerados dados de relatórios médicos. Bem como da Polícia e reconstituições de acidentes por peritos.
Chance de traumas graves cresce em batida com SUVs
Conforme Monfort, em todos os 71 acidentes avaliados, os ferimentos registrados na porção inferior do corpo das vítimas não tinha distinção entre um carro normal ou um SUV. Entretanto, ciclistas que sofreram impactos graves tinham lesões severas na cabeça, coluna, tronco e abdômen. Além disso, o risco de traumas no corpo é 55% maior em acidentes com SUVs na comparação com carros menores.
Ainda segundo o estudo, os ferimentos na cabeça foram 63% maiores em ocorrências com SUVs. Da mesma forma, estudo feito pelo IIHS em 2020 indicou que os SUVs também são muito perigosos para pedestres. Entretanto, diferentemente dos ciclistas, as lesões ocorrem sobretudo em regiões como pélvis e tórax. Ou seja, também por causa da frente maior dos SUVs.
Por fim, segundo o IIHS 932 ciclistas morreram em acidentes nas estradas dos EUA em 2020. Ou seja, 50% a mais que as 621 mortes registradas uma década antes. Além disso, em 2022 o número de acidentes de trânsito com vítimas fatais também cresceu no país.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-se