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SsangYong vira KG Mobility e lança SUV elétrico com bateria para 500 km
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SsangYong vira KG Mobility e lança SUV elétrico com bateria para 500 km

Após abrir falência e ser comprada, SsangYong muda nome para KG Mobility e lança SUV elétrico com alcance de 500 km e motor de 203 cv

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

12 de abr, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Novo modelo 100% elétrico pode rodar até 500 km e já está em pré-venda na Coréia
Crédito:KG Mobility/Divulgação

A sul-coreana SsangYong fechou as portas ano passado, e foi adquirida pelo KG Group em setembro de 2022, onde passou a se chamar KG Mobility. Com a mudança de nome no final de março deste ano, a montadora está pronta para voltar ao mercado com quatro novos modelos 100% elétricos. Dentre eles, um SUV com autonomia de 500 km.

O modelo a inaugurar a nova fase da SsangYong será o Torres EVX, um utilitário de porte médio. O SUV é o primeiro produto da KG Mobility a ter dados revelados de autonomia, conjunto elétrico e bateria, por exemplo. A sigla EVX, adotada pela marca, indica a versão elétrica do Torres, que já está disponível em outras versões no mercado sul-coreano desde 2022.



SUV pode rodar até 500 km

Torres EVX é proposta elétrica da marca (KG Mobility/Divulgação)

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O Torres EVX tem um comprimento de 4,72 metros, o que denuncia seu porte médio. No entanto, ele compete com outro veículo da marca, o Korando e-Motion, com 4,47 metros de comprimento, sendo assim, de classe superior. De altura, o SUV mede 1,73 metros, e sai de fábrica com uma bateria de lítio-ferro-fosfato, feita pela BYD.

De acordo com a marca, o Torres EVX tem autonomia de 500 km, segundo o padrão WLTP. Em matéria de powertrain, o modelo é movido por um motor elétrico com 150 kw, o equivalente a 203 cv de potência, localizado na dianteira. O veículo é disponível em duas versões: E5, com itens como rodas de 18 polegadas, faróis de LED, sensor de chuva e rack de teto, e E7.

Modelo tem duas versões de acabamento

No painel, SUV tem duas telas de 12,3″ polegadas, que passam impressão de serem uma só (KG Mobility/Divulgação)

Por dentro, o modelo conta com um painel digital de 12,3″, que somada a tela central de mesmo tamanho, dão ideia de uma tela única e contínua. O SUV ainda conta com itens como bancos elétricos, outlet de energia na parte traseira e ar-condicionado dual zone, por exemplo. No quesito segurança, no entanto, o modelo oferece um sistema de manutenção de faixa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, entre outros.

A versão E7, mais cara, oferece aos interessados bancos de couro, chave presencial, bancos traseiros com aquecimento e apliques plásticos externos, que conferem ao carro um visual mais parrudo. Em matéria de powertrain, bateria e autonomia, os valores são os mesmos da versão mais barata. Em pré venda na Coréia, o E5 custa cerca de 50 milhões de wong coreanos, o equivalente a 193 mil reais, em conversão direta.

Já a versão E7, mais cara, custa 52 milhões de wong, o equivalente a 198 mil reais, também em conversão direta. Espera-se que a partir do segundo semestre deste ano, o modelo tenha vendas fora da Coréia, em lugares como a Europa, bem como também na Austrália.


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