A Suzuki acaba de apresentar a quarta geração do Jimny. Aguardo por fãs de carros off-road, a principal novidade do jipe é que, pela primeira vez, há uma versão com quatro portas. Assim, o carro, que é feito também na Índia, onde foi revelado e será vendido a partir de maio, ficou maior. Entretanto, a marca japonesa já confirmou a venda em outros mercados como, por exemplo, África e América Latina.
Em relação a tamanho, o novo Jimny tem 3,98 metros de comprimento, 1,64 m de largura e 1,72 m de altura. Contudo, a maior mudança foi feita na distância entre os eixos, que ganhou 3,4 cm e agora é de 2,59 m. Dessa forma, tem capacidade para levar quatro adultos. O porta-malas também ficou maior. De acordo com a Suzuki, são 207 litros de capacidade e chega a 332 l com os bancos traseiros rebatidos.
Conforme a HPE Automotores, responsável pela Suzuki no Brasil, a vinda do novo Jimny ao País já está sendo negociada. No entanto, isso pode levar algum tempo. Atualmente, a marca vende apenas o Jimny Sierra de duas portas no mercado brasileiro. Os preços sugeridos vão de R$ 158.990 a R$ 181.990.
Novidades do Suzki Jimny
No visual, o Jimny mantém o desenho quadradão. De acordo com a Suzuki, na Índia haverá duas versões: Alpha e Zeta. Para a de topo de linha, há itens como rodas de liga leve de 15 polegadas, controlador de velocidade automático e faróis de LED’s. Além disso, todas as opções vêm de fábrica com seis air bags.
Por dentro, o acabamento prima pela simplicidade, sem ser pobre. No console, há central multimídia com tela de 9″. Conforme a marca, o sistema tem conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, há ar-condicionado automático, câmera na traseira, volante revestido de couro e sistema de som da Arkamys com quatro alto-falantes.
Motor 1.5
Na mecânica, não há mudanças. Dessa forma, o Jimny de quatro portas vem com motor 1.5 aspirado a gasolina que gera 108 cv de potência e 14,1 mkgf de torque. O câmbio, por sua vez, pode ser manual de cinco marchas ou automático de quatro. De acordo com a marca, o sistema AllGrip AWD, de tração nas quatro rodas, garante agilidade sobre piso ruim.
SUV Fronx é inédito
A Suzuki também apresentou na Índia o crossover Fronx. O modelo inédito é feito sobre a mesma plataforma do hatch Baleno. Segundo a marca, são 3,99 m de comprimento, 1,76 m de largura e 2,52 m de distância entre os eixos.
De acordo com a marca, o SUV terá duas opções de motor. Ou seja, 1.2 aspirado e 1.0 turbo, combinado com sistema híbrido leve. Com isso, a potência é de 100 cv e o torque, de 15 mkgf. Assim como o novo Jimny, o Fronx deve ser vendido também no Brasil.