A disputa entre os SUVs continua bem acirrada nesta reta final de 2022. Afinal, é a categoria com a maior fatia do mercado brasileiro. De acordo com o ranking de setembro da Fenabrave, a associação dos concessionários de veículos no País, o Chevrolet Tracker continua se superando a cada mês. Em agosto, o modelo emplacou 6.708 unidades. Já no nono mês do ano, arrematou 7.127 vendas e, assim, ficou próximo de hatches como HB20 e Onix.
Em seguida vem o Volkswagen T-Cross, que lidera o ranking anual dos SUVs. O utilitário feito no Paraná sofreu leve queda em relação a agosto. Ao todo, foram 5.803 emplacamentos, ante as 6.194 unidades do mês anterior. Já o Hyundai Creta mantém a média geral no ranking e continua a ocupar a terceira colocação em setembro, com 5.886 unidades.
Em 4° lugar aparece o Jeep Compass que recentemente ganhou mais equipamentos na linha 2023. O SUV, mais vendido da subcategoria de médios, emplacou 5.407 unidades. O Fiat Pulse vem logo atrás, seguido por Jeep Renegade, Nissan Kicks e VW Nivus.
Quem perdeu muito fôlego foi o Toyota Corolla Cross. Mesmo mantendo bons números desde seu lançamento em 2021. No entanto, vem sofrendo quedas. Em agosto, ele havia ficado em 5ª posição, com 3.250 emplacamentos. Mas, agora, aparece em 10° lugar, com 2.861 vendas. Além disso, vale abrir espaço para mencionar o novo Fiat Fastback. O modelo ainda não está nas listas, mas é uma grande promessa para bagunçar os próximos rankings.
HR-V começa a subir
O novo Honda HR-V foi uma das grandes apostas da marca japonesa para o mercado e poderia, de fato, mexer na categoria. Isso ainda não aconteceu, mas o modelo começa a aparecer no ranking. Tal como contamos no Jornal do Carro, a marca disse ter vendido 3.000 unidades só entre os dias 2 e 15 de agosto. As entregas começaram no final do mês passado, e o SUV já aparece 9ª colocação em setembro, com um total de 2.956 unidades.
Ou seja, se mantiver esse fôlego, o HR-V promete subir com a chegada das versões topo de linha Advance (R$ 176.800) e Touring (R$ 184.500) em outubro. Apesar de preço salgado, há forte apelo de tecnologia e conectividade, bem como o motor 1.5 turbo, que virá flex – antes, bebia só gasolina. As vendas começam em outubro.
No entanto, há uma pedra no sapato da montadora. É a crise dos semicondutores, vilã de diversas marcas. A Honda confirmou que a falta de componentes “segue impactando as operações da Honda no Brasil”. Desse modo, foi necessário suspender a produção na fábrica de Itirapina (SP). E isso afetará a produção do City e City Hatch, bem como do HR-V.
Sem cravar atraso, a fabricante deixa claro que vai ser difícil garantir oferta de veículos para atender à demanda existente. Ainda assim, “a empresa segue empenhada em garantir a disponibilidade de veículos para atender os consumidores no menor prazo possível”.
Setembro em queda
Depois do excelente resultado em agosto, melhor mês de 2022 até agora, setembro registrou queda no ranking de vendas. Ao todo, foram 180.424 automóveis e comerciais leves entregues no mês passado. Para comparação, agosto somou 194.249 veículos. Ou seja, queda de 7,1% nos emplacamentos de carros novos.
Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 26,8%. Na época, foram entregues 142.330 modelos 0-km. Além disso, de acordo com o balanço da Fenabrave, setembro foi o primeiro mês de 2022 a registrar resultado acima do mesmo período do ano anterior – o que confirma a retomada. Entretanto, no acumulado do ano os números ainda apontam uma queda de 5% – são 1.395.158 emplacamentos ante 1.469.816 veículos em 2021.
Os 15 SUVs mais vendidos de setembro
- 1°) Chevrolet Tracker – 7.127
- 2°) Volkswagen T-Cross – 5.803
- 3°) Hyundai Creta – 5.586
- 4°) Jeep Compass – 5.047
- 5°) Fiat Pulse – 4.398
- 6°) Jeep Renegade – 3.755
- 7°) Nissan Kicks – 3.549
- 8°) Volkswagen Nivus – 3.029
- 9°) Honda HR-V – 2.956
- 10°) Toyota Corolla Cross – 2.861
- 11°) Renault Duster – 2.506
- 12°) Citroën C4 Cactus – 2.118
- 13°) Jeep Commander – 2.064
- 14°) Caoa Chery Tiggo 8 – 1.593
- 15°) Volkswagen Taos – 1.421