Vagner Aquino

25/11/2020 - 5 minutos de leitura.

Tesla deverá ter hatch compacto para Europa feito em nova fábrica alemã

Informação foi dada pelo CEO da Tesla, Elon Musk, durante conferência online sobre baterias organizada pelo governo alemão

tesla
FÁBRICA DA TESLA NA CALIFÓRNIA Crédito: Tesla/Divulgação
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

De olho na praticidade dos veículos compactos e na boa aceitação desse tipo de modelo no mercado europeu, a Tesla planeja incluir um carro de pequeno porte em sua gama num futuro próximo. O hatch seria, inclusive, fabricado na nova planta de Berlim (Alemanha), cuja operação inclui um estúdio de design para criar produtos novos.

“Possivelmente na Europa faria sentido, acredito, um carro compacto, talvez um hatchback ou algo parecido”, disse o CEO da Tesla, Elon Musk durante uma conferência europeia sobre baterias, organizada pelo governo alemão, nesta terça-feira (24).

De acordo com Musk, a fábrica que a Tesla está construindo em Berlim fará carros sob medida para compradores europeus. É a primeira da marca na Europa. A ideia, a princípio, é agradar o público local, que não se encanta tão facilmente pelos tradicionais automóveis da Tesla. Isso, em síntese, acontece não apenas por uma questão de design, mas também de praticidade. “Nos Estados Unidos, os carros tendem a ser maiores por questões de gosto pessoal. Na Europa, (os carros) tendem a ser menores”, apontou ele durante o evento.

Tesla hatch também em outras regiões

Musk disse, contudo, que o novo modelo europeu deve ser comercializado também em outras regiões. Vale lembrar que rumores sobre a chegada de um compacto e popular da Tesla são espalhados já há alguns meses. Mas nunca houve qualquer confirmação por parte da montadora. Em julho, o CEO reconheceu que os US$ 37.990 (R$ 203 mil, na conversão direta) pedidos pelo Model 3, à época, mesmo razoável, era um valor bem mais alto do que muitos compradores estão dispostos a gastar em um carro novo.

A montadora com sede na Califórnia vende atualmente quatro modelos de automóveis, são eles: Model 3, Model S, Model X e Model Y. Todos, porém, são maiores que o Volkswagen Golf – referência europeia quando se fala em carros compactos.

Bem próximo da concorrência

O complexo que está sendo construído na Alemanha deverá iniciar sua produção em meados de 2021 e, eventualmente, montar até 500 mil unidades por ano. Isso possibilitará à Tesla disputar, de perto, mercado com os braços elétricos de BMW, Daimler e Volkswagen.

Musk, que nesta semana ultrapassou Bill Gates (co-fundador da Microsoft) como a segunda pessoa mais rica do mundo, revelou otimismo sobre o aumento da demanda de carros elétricos na região. Para ele, os veículos elétricos estão se popularizando mais rapidamente na Europa do que outros mercados importantes.

Ao falar sobre os esforços da Tesla para oferecer ao mercado veículos elétricos de longo alcance nos próximos anos, o executivo prometeu estrear versões melhoradas de modelos existentes que se aproximariam de 700 km de autonomia, mas que podem chegar a 1000 km a longo prazo. Modelos estão em desenvolvimento. Mas, antes de tudo, a picape de gosto duvidoso Cybertruck está na fila e, pela previsão, deve chegar em dois anos ao mercado.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se