Já faz alguns anos que Elon Musk, CEO da Tesla, promete que fará um carro elétrico de entrada. Mas ao que tudo indica, os planos devem se tornar realidade em 2025. O veículo terá porte de BYD Dolphin que, apesar de não ser vendido nos EUA, tem feito um estrondoso sucesso mundo afora. O compacto chinês já vende mais de 1.000 unidades por dia se somados todos os mercados onde está disponível, Brasil incluso.
Possivelmente batizado de Tesla Model 2, o carro seria fabricado, a princípio, na unidade Giga Factory de Monterrey (México). Mas existe a possibilidade de o compacto ser produzido em Berlim, que já funciona desde É a mesma linha de montagem de onde sai o Model Y para o mercado europeu.
Contudo, a ideia é que o futuro popular seja feito também na Índia. Isso porque o executivo vem negociando com o governo local para construir uma fábrica no País que produzirá um modelo na faixa de preço de US$ 25 mil (pouco mais de R$ 122 mil na conversão direta).
O que se sabe sobre o Tesla Model 2
Atualmente o carro mais barato da Tesla é o Model 3, que parte de US$ 42.990 (cerca de R$ 211 mil) nos EUA. Mas a expectativa é de que o Model 2 chegue ao mercado com preço variando entre US$ 25 mil e US$ 35 mil, dependendo da versão e autonomia.
As informações, porém, são bem escassas. O que foi divulgado até o momento é que o carro será feito em uma plataforma totalmente nova, que custará metade dos valores das arquiteturas de Model 3 e Model Y. De acordo com Musk, o compacto também terá processos de manufatura e design mais simplificados em relação aos atuais carros da marca. Tudo com a intenção de cortar custos e atingir maior volume de produção.
Oportunidade para a BYD
Se os planos do excêntrico milionário realmente se concretizarem, é uma oportunidade de ouro para BYD vender seu Dolphin para os norte-americanos. Hoje, além de ônibus, caminhões e até monotrilhos elétricos, a marca chinesa só vende o sedã de luxo Han nos EUA.
Por ser um mercado muito maior que o brasileiro, por exemplo (previsão é de 15 milhões de unidades licenciadas em 2023), o Dolphin poderia ser um rival de peso para o Model 2. Se por aqui o modelo já vendeu 1.036 unidades em outubro, nos EUA o potencial será enorme. Mesmo que os gringos de lá prefiram carros de grande porte.
Tesla no Brasil?
A Tesla também planeja começar suas operações na América do Sul. Mas não será pelo Brasil. A montadora já registrou a marca Tesla Chile SpA há pouco mais de um mês. Isso porque o Chile tem uma das maiores reservas de lítio do mundo, matéria-prima para a fabricação de baterias. Além disso, há pouca tradição de carros elétricos naquele mercado.
Essa ação não significa necessariamente que a Tesla construirá uma fábrica no País. Mas o registro indica que há planos para que a empresa comece a atuar na região. Se a fábrica realmente for construída por lá, é bem provável que a unidade abasteça outros mercados no continente, como o Brasil.
Mas ainda é muito cedo para criar qualquer expectativa. Só que uma outra montadora que também falou sobre planos de ter uma fábrica chilena recentemente. Já sabe qual, né? Sim, a BYD.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!