O Tiggo 5X é o carro mais vendido da Caoa Chery no Brasil. Em 2023, o SUV compacto somou 14.400 emplacamentos e ficou na 11ª posição do ranking do segmento no País. Além disso, graças ao sucesso da versão de entrada, Sport, o grupo anunciou investimentos de R$ 3 bilhões para retomar o segundo turno de produção da fábrica de Anápolis (GO).
Os recursos também estão sendo aplicados no desenvolvimento de novas tecnologias. É o caso do sistema híbrido leve, que já está no Tiggo 5X Pro Hybrid, a versão de topo do SUV.
Na prática, trata-se de um alternador que atua como gerador elétrico para auxiliar o motor a combustão. Assim, em momentos de maior demanda, como em ultrapassagens na estrada e subidas de rampa, oferece potência e torque extras.
O conjunto inclui bateria de 48V, cuja recarga é feita com a ajuda do sistema de regeneração de energia, em descidas e desacelerações, por exemplo. Assim, há redução do consumo de combustível e das emissões de gases poluentes.
Tiggo 5X tem pacote de auxílio à condução
Segundo a Caoa Chery, o Tiggo 5X Pro Hybrid tem o motor 1.5 mais potente da família. Segundo marca, o quatro-cilindros flexível gera até 160 cv com etanol e 25,5 mkgf de torque, independentemente do combustível. O câmbio é automático CVT, e simula nove velocidades.
Além disso, o carro avaliado tinha o pacote Max Drive. Ou seja, um conjunto de itens de auxílio à condução, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de risco de colisão frontal e frenagem automática de emergência. Bem como aviso de saída involuntária da faixa, farol alto automático, alertas de ponto cego e de tráfego cruzado na traseira.
De série, o SUV traz controles eletrônicos de estabilidade e tração, câmeras com visão em 360º e seis air bags. Além disso, há acionamento automático dos faróis, que são de LEDs, e limpadores de para-brisa, painel de instrumentos digital de 7 polegadas e central multimídia com tela de 10,25” e conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
Acabamento para lá de caprichado
Sensores de obstáculos na traseira, rodas de liga leve de 18”, teto solar e ar-condicionado digital também estão no carro. Assim como chave presencial, partida do motor por botão, volante multifuncional e função Auto Hold, de auxílio em saídas de rampa. Nesse sentido, o SUV conta com freio de estacionamento com acionamento eletrônico.
Na cabine, o acabamento é ótimo. Além de materiais emborrachados e agradáveis ao toque, há revestimentos que imitam couro e têm costura pespontada. Encontrar a melhor posição de guiar é fácil, graças aos ajustes do banco (elétricos, em seis posições) e do volante (altura e profundidade). O preço, de R$ 154.990, é menor do que o de rivais bem menos equipados.
Em movimento, o Tiggo 5X Pro Hybrid agrada. As acelerações são e suaves e o 1.5 tem fôlego para garantir agilidade no trânsito urbano. Há bom espaço interno. Porém, embora seja 12 cm mais comprido que um VW T-Cross, por exemplo, seu porta-malas é menor. São 330 litros e 420 l, respectivamente.
O câmbio CVT tem ajustes voltados ao conforto. Portanto, acaba limitando as respostas do 1.5, a despeito do turbo e injeção direta. Assim, o Caoa Chery não deve agradar quem gosta de esportividade.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!