Você está lendo...
Toyota suspende vendas de Hilux e SW4 por fraude em motor
Notícias

Toyota suspende vendas de Hilux e SW4 por fraude em motor

Irregularidades na produção fez Toyota interromper a fabricação de 10 modelos no Japão; carros vendidos no Brasil podem ser afetados

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

30 de jan, 2024 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota Hilux
Toyota Hilux teve vendas suspensas por irregularidades no motor; Brasil investiga carros vendidos aqui
Crédito:Toyota/Divulgação

Dieselgate de volta? A Toyota suspendeu temporariamente as vendas de 10 modelos de sua linha após descobrir problemas nas certificações de seus motores a diesel. Um comitê de investigações encontrou irregularidades durante testes de medição de potência. Isso porque as análises foram feitas com um software diferente do usado na produção em massa dos propulsores, de acordo com a empresa.



Assim, essa questão é mais um golpe para a marca japonesa. Em dezembro, o grupo confirmou que boa parte dos carros da Daihatsu, uma de suas subsidiária, não cumpria as regras em relação à segurança em caso de colisão. A empresa manipulava os resultados dos testes desde 1989. Como isso, a Daihatsu teve as atividades suspensas até fevereiro, pelo menos.

Dessa forma, no caso dos motores a diesel, a Toyota também vai interromper a produção dos modelos afetados no Japão e no exterior a partir desta terça-feira, 30. Conforme a empresa, a retomada será feita de acordo com calendário específico em cada país..

Publicidade


Toyota/Divulgação
Toyota/Divulgação

Quais carros da Toyota estão envolvidos?

O comitê encontrou irregularidades em três tipos de motores. No total, 10 modelos usam esses propulsores ao redor do mundo, de acordo com a Toyota. Entre os carros envolvidos estão o SUV Land Cruiser Prado e a minivan Inova. Eles não essão oferecidos no Brasil. Porém, também estão no grupo dois carros que fazem sucesso aqui: a picape Hilux e o SUV SW4. Ambos vêm da Argentina para o Brasil. 

Todos os motores são turbodiesel e das famílias 1GD, cujo 2.8 l está nas linhas Hilux e SW4 vendidas no Brasil. Há também o 2GD, de 2,4 litros – ambos de quatro cilindros em linha. Da mesma forma, está no grupo o F33A (3.3, V6 biturbo). De acordo com Koji Sato, CEO da Toyota, cerca de 36 mil propulsores dessas famílias são instalados em carros da marca por mês em todo o mundo.


Assim, o presidente do comitê de investigações, Hiroshi Inoue, afirmou em relatório que as irregularidades ocorreram para “evitar atrasos na produção em massa”. Também responsabiliza a “gestão superior” da empresa pelo problema.

Consultada sobre a possibilidade de veículos com os motores afetados estarem rodando por aqui, a Toyota do Brasil informa que ainda está investigando. “Por hora, estamos averiguando se as unidades fabricadas/comercializadas em nossa região estão ou não envolvidas neste anúncio”, informa a empresa.

ATUALIZAÇÃO

Na manhã desta terça feira, a Toyota emitiu o seguinte comunicado:


A Toyota Industries Corporation, uma afiliada da Toyota Motor Corporation, anunciou em 29 de janeiro de 2024 que foram encontradas irregularidades nos testes de certificação de potência (cavalos) aplicáveis a determinados países em três modelos de motores da Toyota.
Entretanto, esse problema não afeta nenhum veículo no Brasil.
Esse problema está relacionado a irregularidades no processo de certificação com base em requisitos locais em determinados países, mas não tem nenhum impacto sobre a potência real, o torque ou outros valores relacionados ao trem de força do veículo.
Além disso, essas irregularidades não comprometem as emissões ou a segurança dos veículos.
Gostaríamos de assegurar aos nossos clientes que seus veículos não foram afetados por essas irregularidades. No entanto, pedimos desculpas por qualquer confusão ou preocupação que esse problema possa ter causado.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião